sistema fotovoltaico on grid

Sistema fotovoltaico on grid

O sistema fotovoltaico on grid é o mais utilizado no país. 

Com esse sistema conectado à rede de distribuição, durante o dia, você consome a energia que produz, ou seja, a energia solar alimenta o imóvel em eletricidade.

Toda energia que o sistema gera e não utiliza durante o dia vai para a concessionária. Então, à noite, como não há sol, você usa a energia da concessionária.

A energia excedente gera créditos utilizados para abater o valor da conta de luz, e esses créditos são válidos por até 5 anos.

Conheça melhor esse sistema, como ele funciona e suas desvantagens e vantagens!

O que é um sistema fotovoltaico on grid (conectado à rede)?

A unidade consumidora utiliza a rede de distribuição em momentos em que o sistema fotovoltaico não pode produzir energia solar o suficiente. Por exemplo, à noite ou quando o tempo está muito nublado. A energia produzida pelos painéis solares durante os dias também pode sobrar, isto é, ser mais que o suficiente para a demanda da unidade.

Dessa forma, a energia produzida em excesso é “emprestada” para a distribuidora de energia. A distribuidora a utiliza e paga por essa quantidade de energia em forma de créditos energéticos.

Esses créditos são utilizados para abater o consumo de energia elétrica da unidade consumidora.

Já quando a energia consumida é a mesma quantidade de energia gerada, o cliente só terá que pagar a taxa de disponibilidade.

A taxa de disponibilidade é a taxa mínima cobrada para usar o sistema da distribuidora.

Caso a energia gerada seja maior que o consumo, os créditos poderão ser utilizados em algum momento no futuro.

O prazo máximo para utilização dos créditos energéticos é de 5 anos.

Como não há a necessidade de baterias para armazenar a energia, as quais possuem um custo muito alto, o sistema fotovoltaico on grid é mais acessível financeiramente que o off grid.

Como funciona um sistema de energia solar on grid?

O funcionamento do sistema fotovoltaico on grid, em relação à captação de irradiação solar e conversão em energia elétrica, é igual a qualquer outro.

São instalados, geralmente no telhado dos imóveis, painéis solares, que recebem a irradiação solar e enviam-na para um inversor.

O inversor é um dos equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico.

Esse inversor converte a energia recebida – corrente contínua (CC) – em corrente alternada (CA), que é a que utilizamos para alimentar nossos equipamentos elétricos.

O inversor também injeta a energia gerada no quadro geral da casa, fazendo com que essa energia abasteça o imóvel.

Caso haja excedente, a energia será injetada direto na rede passando pelo medidor de energia da distribuidora (relógio de luz).

O medidor de energia deverá ser bidirecional, ou seja, ter a capacidade de medir a energia de entrada e de saída.

Desvantagens do sistema solar on grid

Não necessitar de baterias para armazenar energia pode ser uma vantagem ou uma desvantagem do sistema fotovoltaico on grid.

É uma desvantagem pois não é possível acumular energia, tornando a unidade consumidora dependente da rede de distribuição.

Para evitar acidentes elétricos, os inversores desligam o sistema fotovoltaico on grid caso ocorra queda de energia da rede de distribuição, ou seja, mesmo você produzindo energia solar, quando faltar luz na rede, você também ficará sem fornecimento.

Diferentemente de um sistema que utiliza baterias, que pode continuar funcionando mesmo que a rede de distribuição local não esteja fornecendo energia elétrica.

Vantagens sistema solar on grid

São várias vantagens de ter um sistema fotovoltaico que se conecta à rede de distribuição.

Além de apresentar o custo bem mais baixo que o sistema com baterias, os créditos energéticos recebidos da distribuidora, quando injetamos energia no sistema, permitem que a conta de luz esteja barata o ano inteiro, já que, durante o verão ou em períodos com mais irradiação solar, os créditos podem ser acumulados e consumidos durante o inverno ou em períodos de muita chuva.

Outra vantagem, ainda em relação aos créditos energéticos, é que, caso você tenha outra unidade consumidora no seu CPF, poderá utilizar os créditos para abater os seus custos de energia também. Isso permite que você construa um sistema fotovoltaico on grid potente em um local como sua casa da praia ou do campo e ainda alimente seus outros imóveis, desde que conectados à mesma rede de distribuição.

Com um sistema fotovoltaico on grid instalado em sua casa ou empresa, você valoriza o seu imóvel, afinal, muitos dariam preferência por comprar ou alugar um imóvel em que é possível pagar até 95% menos de energia elétrica.

Continue navegando em nosso site para conhecer as soluções em energia solar da CorSolar! 

A CorSolar é uma empresa do Grupo Melo Cordeiro, que está há mais de 40 anos no mercado, e conta com toda a tecnologia para a produção completa de suas soluções!



ABsolar sobre Aneel

A decisão da ANEEL ainda é insuficiente, afirme ABSOLAR

Blog - Sistema Híbrido

Inversores Híbridos: transformando o Setor Energético Global.

Usina Solar - Grandes Projetos

Solução Completa para Grandes Projetos Solares

Inversão de Fluxo

Inversão de Fluxo de Potência: sabia mais sobre ela e o que fazer caso aconteça.

1 thought on “Sistema fotovoltaico on grid”

  1. SOU REPRESENTANTE E NECESSITO TRABALHAR COM A CALCULADORA SOLAR. ESTOU MUITO EMPOLGADO COM A POSSIBILIDADE DE PODER USAR ESTA TECNOLOGIA NO BENEFÍCIO DO CLIENTE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *