integrador de energia solar com um fio na mão realizando um serviço de medição de uma placa solar

Integrador de energia solar: quais as funções e como se tornar um

A energia solar fotovoltaica vem ganhando cada vez mais espaço no mercado por ser limpa, renovável e ter uma matriz energética inesgotável.

Por conta disso, diversos empreendedores, ou integradores de energia solar, apostam na distribuição de equipamentos fotovoltaicos como uma opção de negócio muito rentável e sólida.

Continue a leitura para saber mais sobre o conceito, principais funções e como se tornar um integrador energia solar!

O que é integrador energia solar?

O integrador solar é o responsável por apresentar a solução fotovoltaica aos consumidores e fechar a venda desse tipo de equipamento. Ele ajuda os clientes a encontrarem a melhor opção de geração de energia solar, seja ela sistemas on grid, off grid ou híbridos.

Além disso, o profissional de integração solar também apresenta os benefícios da geração fotovoltaica aos clientes.

Esse profissional auxilia no processo de intermediação da compra e ajudando a fazer o cálculo de economia e custo-benefício na aquisição do equipamento solar.

Quais as funções de um integrador solar?

Um integrador de energia solar pode ter três funções principais: a intermediação, a projeção e a instalação do sistema fotovoltaico. É claro que não é ele, necessariamente, que realiza todas essas funções, uma vez que, geralmente, está focado na parte comercial do negócio, mas auxilia no que for necessário durante as demais etapas do processo.

A parte de intermediação é na qual o profissional mais se destaca, pois ele negocia condições de pagamento e ajuda o cliente a escolher a melhor solução para suas necessidades. Depois é realizado o projeto solar, o qual pode ser acompanhado de perto pelo integrador ou até mesmo desenvolvido por ele se tiver o conhecimento necessário para isso.

Por fim, o integrador também acompanha a instalação do equipamento solar fotovoltaico no empreendimento do cliente. Feito isso, o pós-venda é iniciado, momento em que o integrador verifica a satisfação do cliente e pode oferecer serviços adicionais, como manutenção preventiva e corretiva e limpeza, por exemplo.

Quanto ganha um integrador de energia solar?

O valor ganho por um integrador de energia solar costuma variar conforme as vendas e demandas dos consumidores que buscam por esse tipo de profissional. Por isso é importante se manter atualizado e oferecer um serviço qualificado e com excelência.

Aqui no CorSolar, temos uma área específica para esse tipo de profissional, portanto, caso queira se cadastrar em nossa plataforma, basta fazer seu cadastro e incluir os seus dados.

Como se tornar um integrador de energia solar?

Para ser um integrador energia solar, é preciso ter conhecimento sobre o assunto, que pode ser obtido ao fazer uma especialização em energia solar fotovoltaica. Ao fazer isso, o profissional compreende como as três etapas do trabalho funcionam, além de treinar a sua equipe conforme o negócio vai crescendo.

Depois, deve-se criar uma identidade visual para a empresa de integração solar, incluindo o nome, o logotipo da empresa, cartão, redes sociais, design do website e muito mais. Tudo que a empresa utiliza na etapa de divulgação do negócio deve ter como base a sua identidade visual, por isso ela é tão importante.

Por fim, é importante registrar a empresa no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e respeitar o regulamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que versa sobre sistemas fotovoltaicos. Em especial, vale a leitura da Resolução Normativa 482, que leva o nome de “Normas para Energia Solar”.

Gostou do conteúdo? Então continue navegando pelo site e conheça as nossas soluções em energia solar!

Blog - Sistema Híbrido

Inversores Híbridos: transformando o Setor Energético Global.

Usina Solar - Grandes Projetos

Solução Completa para Grandes Projetos Solares

Inversão de Fluxo

Inversão de Fluxo de Potência: sabia mais sobre ela e o que fazer caso aconteça.

Sistema Híbrido

Entenda mais sobre Sistemas Híbridos Fotovoltaicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *