Placas de energia solar em gramado verde com sol ao fundo.

Conheça tudo sobre energia solar fotovoltaica

A energia da nossa estrela

A energia solar fotovoltaica é uma fonte renovável de energia gerada pela radiação solar. Todo ano, surgem novas maneiras de aproveitar essa forma de energia, o que faz com que o mercado desse setor expanda gradativamente. Entenda tudo sobre energia solar.

O que é energia solar fotovoltaica

A energia solar é proveniente da irradiação emitida pelos raios solares e tem se difundido por sistemas fotovoltaicos, que podem ser utilizados em diversos segmentos.

O mais interessante sobre essa energia é que ela é proveniente de uma fonte renovável e inesgotável: o Sol. Isso faz com que seja extremamente sustentável, favorecendo o meio ambiente, pois, quanto mais for utilizada em detrimento de fontes de energia poluentes, menos impactos negativos na natureza haverá.

Outro ponto que se destaca acerca da energia solar é que, em virtude de a fonte originária ser o sol, não há nenhum custo atrelado à matriz utilizada, somente dos equipamentos (cabos, módulos solares, inversor e outros componentes), instalação e taxa de disponibilidade paga à concessionária de energia a depender do tipo de sistema utilizado.

Qual o potencial da energia solar no Brasil?

Sendo fonte de energia solar, o potencial do sol é gigantesco. Não há limites para a utilização do sol para produzir energia e também não existe cobrança para quem usa os raios solares, de modo que o investimento é apenas em equipamento, manutenção, instalação e, no caso de sistemas on grid, uma pequena taxa de disponibilidade.

Para ter um sistema solar fotovoltaico em casa, em uma indústria ou estabelecimento comercial, basta adquirir equipamentos como painéis solares, inversor solar, string box, sistema de fixação das placas e, é claro, conectores e cabeamentos de qualidade.

O Sol é uma fonte existente há milhões de anos e é apto a continuar sendo a matriz de vida no mundo por mais alguns bilhões de anos pelo menos. Isso significa que a energia solar do mundo sai na frente de qualquer outra forma de geração de energia que necessite de fontes esgotáveis e não renováveis para produzir energia.

Outro ponto importante é que a energia solar é limpa e sustentável. Para sua produção, não há queima de combustíveis ou emissão de gases poluentes na atmosfera. Dessa forma, quem opta pela geração de energia solar está contribuindo para a preservação do meio ambiente, já que não utiliza meios prejudiciais durante a geração.

É possível dizer também que a energia solar fotovoltaica é a “energia do futuro”. Essa colocação se mostra aplicável por conta da disparada de instalações fotovoltaicas nos últimos anos.

Os preços reduzidos dos equipamentos, a grande quantidade de irradiação solar presente no Brasil, o constante aumento no valor das faturas de energia elétrica e a possibilidade de contribuir para o meio ambiente são apenas alguns dos fatores que viabilizam esse crescimento aqui no país.

Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em comparação com janeiro e fevereiro de 2021, a produção de energia solar teve um aumento de 80% em 2022.

Tecnologia usadas na captação e uso da energia solar fotovoltaica

engenheiro analisando e coletando informações após uma instalação de energia solar

Para captar energia solar, é preciso aproveitar a irradiação solar por meio de tecnologias, como a arquitetura bioclimática, a energia geotérmica, a heliotérmica e a forma mais difundida na atualidade: a energia solar fotovoltaica.

No caso da arquitetura bioclimática, a luz do sol é aproveitada por meio da estrutura de edificações. Uma casa pode contar com janelas, aberturas, claraboias e outras estratégias que aproveitam a luz do sol para iluminar o imóvel durante o dia, por exemplo.

Outras opções interessantes são a energia solar térmica e a heliotérmica. Esses tipos de captação funcionam com o aquecimento concentrado de líquidos, realizado pela luz do sol, sendo recomendados para grandes projetos industriais.

A forma com maior aceitação e custo-benefício é a energia solar fotovoltaica. A captação ocorre com a ajuda de um equipamento fotovoltaico. Esse equipamento recebe a irradiação solar e a transforma em energia elétrica, que pode ser utilizada para abastecer diversos tipos de empreendimentos.

A compra e a instalação do equipamento fotovoltaico demandam um investimento relevante para o consumidor. No entanto, a economia financeira em médio e longo prazos compensa muito o valor empregado no sistema.

Principais formas de geração de energia solar

Como dito anteriormente, existem três formas de se aproveitar a energia solar. Confira o conceito e algumas características de cada uma.

Energia solar fotovoltaica

Esta é a mais difundida em todo o mundo. Para que seja gerada, é preciso um sistema fotovoltaico, composto de placas solares de materiais semicondutores, uma estrutura de fixação robusta, cabos e conectores de qualidade e um inversor solar para fazer a conversão em energia elétrica.

Durante o dia, o sistema on-grid capta a energia solar, faz a conversão e envia a energia produzida para a rede de distribuição. À noite, a rede fornece energia elétrica normalmente para o local e, depois, gera um desconto na conta de luz referente ao que foi gerado e introduzido na rede durante o dia.

Além disso, também é possível utilizar o sistema off-grid, que utiliza diversas baterias para armazenar a energia gerada pela luz do sol e transformada em energia elétrica pelo inversor solar. Nesse modelo, não há conexão com a rede elétrica, por isso também é chamado de autônomo.

Energia fototérmica

Nesse modelo, o foco é a água dos locais de instalação do sistema de aquecimento solar. Também são utilizados painéis solares, para absorver a energia térmica produzida pela irradiação solar. Porém, a grande diferença é que essa energia é aplicada no aquecimento da água, que fica em reservatórios térmicos disponíveis para a utilização em torneiras, chuveiros e outros equipamentos.

Energia heliotérmica

Por fim, a energia heliotérmica é utilizada industrialmente para o funcionamento de equipamentos de grande porte. A energia é absorvida e passa por uma conversão em energia mecânica e, depois, em energia elétrica. Também pode ser armazenada, sendo utilizada para aquecer a água e produzir vapor para movimentar turbinas, por exemplo.

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica funciona por meio da absorção da irradiação solar feita pelos módulos ou placas solares. Esses módulos fazem parte do conjunto de equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico e normalmente são instalados no telhado das casas e indústrias, ou até diretamente, no próprio chão de ambientes rurais.

Cada módulo possui uma potência e absorve a irradiação solar conforme a capacidade. A energia captada pelos módulos é enviada até o inversor solar, que converte a energia recebida de corrente contínua para corrente alternada, que é a utilizada na rede elétrica dos locais de instalação.

Onde a energia solar pode ser utilizada?

É possível utilizar a energia solar fotovoltaica em diversos locais e para muitas finalidades. Isso porque qualquer local que receba raios solares abriga um sistema fotovoltaico para gerar energia.

Alguns dos principais locais que podem utilizar são:

  • Residências: o uso doméstico é um dos principais, sendo possível aplicar a energia solar em casas, apartamentos e até em condomínios de diferentes portes;
  • Indústrias: a utilização em indústrias também é muito presente, sendo uma excelente forma de economia de energia e mesmo de evitar paradas de produção em situações de queda da energia elétrica advinda da rede pública, principalmente nos momentos de pico;
  • Iluminação pública: uso em postes de iluminação, praças públicas e semáforos de trânsito;
  • Abastecimento de energia para canteiros de obras;
  • Cercas elétricas.

Quais as principais características da energia solar?

energia solar e todas as suas características em volta dela, recurso renovável, fonte alternativa, sustentabilidade e economia

Fonte inesgotável de energia

Uma das principais características é que a energia solar é uma fonte inesgotável de energia. Conforme estimativa dos cientistas, o núcleo do Sol sofrerá o esgotamento e morrerá somente daqui a aproximadamente 5 bilhões de anos.

Recurso renovável

A captação da energia solar é renovável, pois a fonte dessa energia é emanada de um processo natural do sol, que é a fusão nuclear, que faz com que produza e envie energia constantemente à Terra.

Fonte alternativa

Outra importante característica é o fato de ser uma energia alternativa e de grande valia, o que é ideal para diversificar a matriz energética dos países, evitando o desabastecimento.

Sustentabilidade

Mais um ponto fundamental dentre as características da energia solar é que é sustentável e a fonte mais limpa, em comparação as demais. O processo de geração não deixa resíduos e impacta menos o meio ambiente.

Economia

A energia solar tem características que promovem economia a médio e longo prazos, principalmente porque o investimento inicial é muito bem-aproveitado, já que os equipamentos costumam ter vida útil bastante longa.

Assim, a economia é verificada tanto na conta de luz, como na baixa necessidade de manutenção e de troca de componentes.

Segurança

Diferentemente de outros tipos de energia, a geração da energia solar é muito segura e vem sendo utilizada há décadas com grande confiança ao redor do mundo. Nesse sentido, desde que a instalação seja feita por profissionais especializados, os riscos de acidentes envolvendo esse tipo de geração de energia são muito reduzidos.

Evolução constante

A geração de energia fotovoltaica está em constante evolução. Ano após ano, os especialistas aprimoram as tecnologias envolvidas, tornando as instalações mais econômicas e eficientes e com opções variadas para diferentes tipos de necessidades e finalidades.

Infraestrutura reduzida

Por fim, mais uma característica é ter infraestrutura reduzida em comparação a outras fontes, com instalações que requerem menos investimento e podem ser instaladas de maneira mais prática e rápida.

Como exemplo, é possível citar a energia solar fotovoltaica off-grid, que não tem conexão com a rede elétrica e consegue transmitir eletricidade a locais de difícil acesso, sem a necessidade de construir toda uma enorme infraestrutura.

Vantagens da energia solar fotovoltaica

Confira alguns dos principais benefícios de utilizar a energia solar fotovoltaica:

Redução dos impactos negativos ao meio ambiente; menor preocupação com as bandeiras tarifárias; equipamentos para produção com excelente custo-benefício; redução dos perigos de racionamento e apagão elétrico em sistemas off-grid; grande economia a médio e longo prazos; melhoria da imagem das empresas; geração de energia em locais não contemplados pelas distribuidoras em sistemas off-grid. Em 2019, o mercado brasileiro de energia solar teve um crescimento nunca antes verificado, com um aumento de 212% em relação ao ano anterior.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), 110 mil sistemas fotovoltaicos de mini e microgeração foram instalados no Brasil, movimentando R$ 4,8 bilhões, além de gerar mais de 14 mil empregos na área. A CorSolar, que está de olho nesse mercado há muito tempo, vem proporcionando soluções em energia fotovoltaica de qualidade para seus clientes.

Estamos constantemente explorando o potencial das fontes de energia renováveis na geração distribuída para oferecer uma solução completa para ambientes residenciais e industriais, incluindo módulos, inversores, transformadores, cubículos e subestações, além de toda a engenharia de integração e software aplicativo.

Para saber mais, fale com um de nossos credenciados, que são especialistas na instalação de sistemas residenciais e comerciais de pequeno porte, garantindo kits completos de equipamentos para você aproveitar todos os benefícios da energia solar.

Blog - Sistema Híbrido

Inversores Híbridos: transformando o Setor Energético Global.

Usina Solar - Grandes Projetos

Solução Completa para Grandes Projetos Solares

Inversão de Fluxo

Inversão de Fluxo de Potência: sabia mais sobre ela e o que fazer caso aconteça.

Sistema Híbrido

Entenda mais sobre Sistemas Híbridos Fotovoltaicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *