capacete e uma prancheta de cálculo de energia solar encima de um painel de solar

Saiba como fazer o cálculo para geração de energia solar

Antes de tudo, para verificar se é viável para você adquirir um equipamento fotovoltaico, é preciso saber realizar o cálculo da geração de energia solar. Sendo assim, nesse artigo vamos te passar algumas informações para você não se perder antes de realizar um cálculo de geração de energia solar.

A energia solar é uma excelente alternativa para quem deseja economizar na conta de luz, proteger o meio ambiente e investir em soluções inovadoras.

Portanto, continue a leitura e descubra como funciona o cálculo energia solar!

O que é necessário para efetuar o cálculo da geração de energia solar?

Para elaborar o cálculo da geração de energia solar, é necessário contar com todas as informações referentes ao espaço onde o equipamento solar fotovoltaico será instalado. Os primeiros dados a serem coletados são o tamanho total do espaço, o posicionamento geográfico do local, a potência, tensão, total de horas de uso diariamente e consumo de energia mensal.

Antes de adquirir o sistema, deve-se agendar essa análise com a empresa responsável pela venda e instalação dos equipamentos. Esse tipo de organização dispõe de especialistas no cálculo de energia solar, o que permite que o sistema como um todo tenha um custo-benefício muito maior.

A CorSolar, por exemplo, conta com diversos integradores parceiros, que podem fazer uma visita ao seu empreendimento para calcular o tamanho e potência exigida pelo sistema. Porém, caso você queira já ter uma ideia, entre no site da CorSolar, empresa que faz parte do Grupo Melo Cordeiro, para ter acesso a uma calculadora solar.

Essa ferramenta permite que você descubra não só a potência que você deve instalar e o tamanho mínimo da área para instalação, mas também outros aspectos importantes, como a economia financeira que você terá ao escolher a energia solar e o valor do sistema, já incluindo a sua instalação, à vista ou financiado.

Como é o cálculo da quantidade de painéis solares? 

Um dos equipamentos mais importantes de um sistema de geração solar fotovoltaica é o painel solar. Esses painéis captam a irradiação solar para que ela seja posteriormente transformada de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA) e, então, utilizada em equipamentos elétricos.

Quanto melhor dimensionado o sistema de energia solar fotovoltaica, maior será sua eficiência. A quantidade de painéis e a potência que eles possuem também têm influência na quantidade de energia produzida. Para entender como efetuar o cálculo da quantidade de painéis solares para o seu sistema, considere as seguintes informações exemplificativas:

  • Uma edificação consome, em média, 400 kWh por mês;
  • O integrador de energia solar oferece painéis com 330 kWh;
  • O sistema conta com uma perda de aproximadamente 20%;
  • A irradiação média na localidade é de 4 kWh/m².

Primeiro, vamos descobrir a quantidade de energia que cada painel solar produz por mês:

[potência do painel x irradiação solar x (1 – 0,20)]

[1.320 x (0,8)] = 1,056 kWh/dia

Para o cálculo mensal, basta multiplicar o resultado por 30:

1,056 x 30 = 31,68 kWh/mês

Já que a edificação consome 400 kWh por mês, precisamos dividir esse valor pela quantidade de energia produzida por cada painel solar:

400/31,68 = 12,62 painéis

Se arredondarmos esse valor, saberemos que cerca de 13 painéis solares deverão suprir a demanda do local.

Cálculo da área para instalação de placas solares

Agora que você já sabe como calcular a quantidade de painéis solares para contemplar a demanda do seu empreendimento, veja como descobrir o tamanho da área que esses painéis ocupariam no espaço destinado ao sistema fotovoltaico.

Para fazer o cálculo, vamos considerar o mesmo exemplo dos painéis solares de 330 kWh. As dimensões desse tipo de módulo giram em torno de 1960 mm (altura) x 990 mm (largura) ou 1960 x 992 x 40 mm.

Pensando no projeto hipotético que utilizamos anteriormente, precisaríamos de 13 painéis solares para compor o sistema. Nesse caso, o cálculo fica assim:

[13 painéis x 1,960 m x 0,990 m] = 25,22 m²

Arredondando esse número, temos o resultado de 26 m² para a instalação dos 13 painéis.

Continue navegando pelo site para conhecer as nossas soluções em energia solar!

ABsolar sobre Aneel

A decisão da ANEEL ainda é insuficiente, afirme ABSOLAR

Blog - Sistema Híbrido

Inversores Híbridos: transformando o Setor Energético Global.

Usina Solar - Grandes Projetos

Solução Completa para Grandes Projetos Solares

Inversão de Fluxo

Inversão de Fluxo de Potência: sabia mais sobre ela e o que fazer caso aconteça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *