A importância dos profissionais do setor de energia elétrica
Consegue imaginar a vida sem energia para carregar o celular, tomar banho, trabalhar ou se divertir?
A energia elétrica é fundamental para o desenvolvimento das nossas atividades, seja de trabalho, educação ou lazer. O uso da energia elétrica é tão comum e necessário em nosso cotidiano que nos vemos perdidos quando ela falta, e quando isso acontece, mesmo que por alguns minutos, ou horas, muita coisa literalmente para. O servidor desliga, a linha de produção fica parada, o chuveiro não esquenta e a luzes se apagam. Para que não fiquemos sem ela, as empresas de distribuição, transmissão e geração de energia realizam diversos estudos e planos de investimentos para melhorar ou solucionar quaisquer problemas do sistema elétrico.
O que está por traz disso? Pessoas que estudam, estruturam, projetam e realizam todos os processos necessários para que não falte energia elétrica à população.
Graças a esses profissionais, as máquinas não param, os computadores funcionam e os transportes nos permitem ir e vir. Por exemplo em São Paulo, todos os dias cerca de 8 milhões de pessoas utilizam os trens e metrôs para deslocarem-se. Contudo, muitas vezes, os usuários do metrô não imaginam a quantidade de profissionais que durante a noite realizam manutenções para que o serviço possa funcionar normalmente no próximo dia. A mesma coisa nas companhias elétricas, que muitas das vezes, realizam manutenções e reparos durante a madrugada para que a população não seja prejudicada com a falta de energia.
Muitas questões e necessidade de soluções surgem no dia a dia desses profissionais. Para executar as tarefas com a agilidade e assertividade que o setor de energia exige, os profissionais devem ser altamente qualificados. Devem saber quais são as ferramentas disponíveis para cada atividade, como e quando utilizá-las, identificar indicadores e os propósitos de cada ação. Mas não é só isso, devem conhecer também o sistema no qual estão inseridos, as regras, normas e a legislação que regula o setor elétrico, assim como qual o papel de cada um dos agentes do setor, como ANEEL, ONS, EPE, MME, e o que significam as tantas siglas que definem o sistema, como DEC, DIC, FIC,ICC, DRP, DRC, TMA, GD, SFCR, UHE, UTE, SE, entre outras. O profissional da área é tão necessário que a especialização do mesmo virou curso universitário. Claramente, observamos a todo momento a necessidade de tê-los.