Entenda os Geradores fotovoltaicos: o que são e como funcionam?
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), até setembro de 2021, o Brasil instalou cerca de 600 mil geradores fotovoltaicos.
Esse número representa quase 8% de toda geração de energia do país, e a geração de energia solar promete ser a solução do futuro para abastecer a população, que ainda sofre com o risco de apagões e altos valores na conta de luz.
Então, continue a leitura para saber mais informações sobre os geradores fotovoltaicos!
O que são geradores fotovoltaicos?
Os geradores fotovoltaicos são os sistemas de geração de energia solar que funcionam com uma tecnologia inovadora de captação e transformação da irradiação solar em energia elétrica. É possível instalá-los em espaços residenciais, comerciais, industriais e rurais, sendo muito úteis para quem busca economia na conta de luz.
Quais são os tipos de geradores fotovoltaicos?
Existem dois tipos principais de geradores fotovoltaicos, o on grid e o off grid. Veja como cada um deles funciona:
Gerador solar on grid
Esse tipo de gerador, mais comum em todo o país, funciona com uma ligação direta com a concessionária de energia. Durante o dia, o equipamento capta a irradiação solar, transforma em energia elétrica e abastece o imóvel.
O sistema gera energia que a unidade consume durante o dia para alimentar a necessidade energética do imóvel, e, caso a geração seja maior que o consumo, o excedente vai para a concessionária e vira crédito solar. Esses créditos são servem para compensar valores na fatura de energia.
Dessa forma, a economia, a depender da potência e do consumo, pode chegar a 95% na conta de luz. Essa compensação é realizada por meio dos créditos solares, originados a partir da geração distribuída (GD), que obedece às regras da Resolução Normativa n.º 482 da Aneel.
Gerador solar off grid
Já o gerador solar off grid não é ligado à rede de distribuição de energia elétrica, ou seja, ele é independente e, com isso, pode ser instalado em locais onde não há concessionárias de energia disponíveis para suprir a demanda local.
Por não estar conectado à rede, esse tipo de equipamento, diferentemente do anterior, gera a energia consumida no imóvel o dia todo. Durante o dia, o sistema capta a irradiação solar e a transforma em energia elétrica, utilizando-a normalmente de acordo com a demanda do local.
O grande diferencial do gerador off grid é que, durante a noite, ele não produz energia, já que não há irradiação solar para isso. Por esse motivo, ele gera o excedente durante o dia e armazena em baterias para utilizar à noite, por exemplo.
Como funciona um gerador fotovoltaico?
O gerador funciona captando a irradiação solar por meio de seus painéis solares. O equipamento consegue, a partir do inversor solar, transformar a energia que chega como corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA), que é a adequada para os aparelhos elétricos dos empreendimentos.
Benefícios dos geradores fotovoltaicos
Veja agora as principais vantagens de adquirir um gerador fotovoltaico:
Economia
O gerador solar on grid permite uma economia de até 95% na conta de energia elétrica, considerando a taxa de utilização cobrada pelas concessionárias.
Já o gerador off grid, embora demande um investimento maior no equipamento, não possui nenhuma taxa mínima de luz a ser paga à concessionária, pois não possui ligação com a rede.
Sustentabilidade
A energia solar é limpa, renovável e possui uma matriz energética infinita: a irradiação solar. Por essa razão, quem utiliza o gerador solar contribui para a preservação do meio ambiente ao não emitir poluentes ou causar impactos negativos à natureza.
Durabilidade
A vida útil de um gerador solar, seja ele on grid ou off grid, é de pelo menos 25 anos, desde que com todos os cuidados de utilização. Essa durabilidade, aliada ao retorno do investimento do equipamento, que, em média, é de 5 anos, faz com que o gerador seja uma excelente opção de médio e longo prazo.
Continue navegando pelo site para conhecer as nossas soluções em energia solar!