Sistemas on grid e off grid: você sabe qual você deve escolher?
Os sistemas de geração de energia solar se dividem em dois tipos principais: on grid e off grid. Normalmente, os consumidores que desejam reduzir o valor da sua fatura de energia elétrica e, ao mesmo tempo, utilizar uma energia renovável, limpa e sustentável procuram por esse tipo de sistema.
Além disso, quem opta por um sistema fotovoltaico, independentemente do tipo, não fica à mercê da inflação energética que assola o país, gerando uma economia ainda maior em médio e longo prazo e um tempo de retorno do investimento reduzido.
Continue a leitura para saber mais sobre os sistemas on grid e off grid!
Quais as diferenças entre os sistemas on grid e off grid?
Os sistemas de geração de energia solar fotovoltaica on grid e off grid se diferenciam em razão da conexão com a concessionária de energia. Enquanto o on grid se vincula à rede e gera economia a partir de créditos solares, o off grid, por outro lado, é completamente autônomo e armazena a energia com o auxílio de baterias.
Cada um desses sistemas tem suas particularidades, por isso recomenda-se um ou outro para determinada situação. No caso do off grid, ele é interessante para regiões onde não há uma concessionária de energia por perto, por exemplo. Já os consumidores residenciais utilizam o on grid, assim como, empresas e indústrias dentro do perímetro urbano, gerando créditos para descontos na fatura de energia elétrica.
O que é um sistema on grid?
O sistema on grid é composto de painéis solares, inversor solar, cabos e dispositivos de proteção. Ele se conecta à rede de distribuição de energia elétrica, por esse motivo, toda energia gerada é enviada para a concessionária de energia. Quanto mais energia for gerada, maior é a economia na fatura da conta de luz, pois essa produção é convertida em créditos solares.
Os créditos se transformam em descontos que podem chegar surpreendentemente a 95% na fatura, sendo que, a depender da potência e do tamanho do sistema, o consumidor paga apenas a taxa mínima cobrada pela concessionária. Todo esse processo é regulado pela Lei n.º 14.300 de 2022, que estabelece o marco legal da microgeração e minigeração distribuída.
O que é um sistema off grid?
O sistema off grid é composto de painéis solares, inversor solar, cabos, dispositivos de proteção, controlador e baterias. Esse sistema não se concta à rede de distribuição e, por conta disso, não encaminha a energia gerada para a concessionária de energia e não gera créditos solares.
A função do sistema off grid é captar a energia, transformá-la de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA) por meio do inversor solar e enviá-la para as baterias solares que compõem o equipamento. Essas baterias armazenam a energia excedente, e o que é gerado pelo sistema vai sendo utilizado conforme o consumo do local.
Qual sistema escolher?
Os dois sistemas, on grid e off grid, contam com ótima qualidade e se encaixam melhor a um determinado grupo de clientes. Veja os aspectos mais importantes de cada um para a hora de efetuar sua escolha:
Sistema on grid
- Valor reduzido na aquisição, bem como, na instalação do sistema;
- Dependência da concessionária;
- Gera créditos solares constantemente;
- Desliga automaticamente se o abastecimento da distribuidora falhar.
Sistema off grid
- Investimento mais elevado na aquisição e instalação do sistema;
- Independência da concessionária;
- Gera a própria energia utilizada no local;
- Conta com um sistema de armazenamento em baterias.
A CorSolar é uma empresa de soluções em energia solar que faz parte do Grupo Melo Cordeiro. Oferecemos soluções completas para residências, indústrias, comércios e empreendimentos industriais.
Com um atendimento que se estende de norte a sul do Brasil, trabalhamos com o intuito de levar uma energia limpa e sustentável para nossos clientes, acima de tudo.
Continue navegando pelo site da CorSolar para conhecer mais sobre as nossas soluções!