Você sabe como funcionam e quais as vantagens das placas solares?
Um sistema fotovoltaico é composto do inversor solar, dos cabeamentos, das estruturas de fixação, medidor e, é claro, painéis solares fotovoltaicos. As placas solares captam a irradiação solar e fazem com que o processo fotovoltaico tenha início, para que, ao fim, gerem energia elétrica.
Continue a leitura para saber o que são painéis solares fotovoltaicos, como funcionam e quais são as suas principais vantagens!
O que são placas solares?
Os painéis solares fotovoltaicos, também chamadas módulos ou placas solares, são os equipamentos utilizados para a captação da irradiação solar em um sistema fotovoltaico. Diversas células fotovoltaicas compõem uma placa de energia solar. Essas células atuam como semicondutoras, fazendo com que a irradiação solar se converta em eletricidade.
Como funcionam as placas solares?
O funcionamento de uma placa de energia solar é relativamente simples:
- Captam a irradiação solar;
- Enviam a energia de corrente contínua (CC) para o inversor solar;
- O inversor transforma a energia em corrente alternada (CA);
- A energia é enviada ao painel elétrico do local.
Quais as vantagens
Agora que você já sabe o que são e como funcionam as placas solares, saiba quais são os principais benefícios dessa solução.
Economia
Os painéis solares fotovoltaicos são um dos equipamentos mais importantes do sistema de geração de energia fotovoltaica, de modo que grande parte da economia financeira gerada pelo sistema pode ser atribuída a eles.
Em um sistema on grid, por exemplo, as placas solares captam a irradiação solar para gerar energia. Toda a energia gerada é enviada para a concessionária local, que a converte em créditos solares, os quais geram descontos na fatura de energia elétrica.
Se o seu consumo é de 200 kWh por mês, por exemplo, e você gerar toda essa energia com o seu sistema fotovoltaico, o único gasto que você terá com a concessionária local é o da taxa mínima de disponibilidade.
Energia limpa
As placas solares também proporcionam a geração de uma energia limpa e sustentável. Isso acontece porque a fonte de energia (irradiação solar) vem da luz emitida pelo sol, e também porque o sistema não emite gases poluentes, como o gás carbônico CO², na atmosfera.
Autonomia
Embora a maioria dos sistemas fotovoltaicos seja on grid, conectados à rede de distribuição, o consumidor tem muita autonomia ao optar pela geração de energia solar.
Com os constantes aumentos na fatura de energia elétrica, causados pela inflação energética, produzir a própria energia faz com que o consumidor não fique refém da criação de novas bandeiras tarifárias.
Com os sistemas off grid, que geram a energia e a armazenam em baterias, a autonomia é ainda maior, já que não é conectado à concessionária de energia local. Assim, não é preciso nem pagar a taxa mínima de energia.
Os painéis solares fotovoltaicos precisam de manutenção?
Sim, as placas solares devem receber manutenção no mínimo duas vezes por ano, a depender da necessidade de cada região, para continuarem com a mesma eficiência ao longo do tempo. Essa manutenção serve para remover poeira e outros resíduos da superfície. Com a remoção desses elementos, a placa consegue receber a incidência de luz adequada para a geração de energia.
O ideal é que a manutenção das placas solares seja feita pela mesma empresa que desenvolveu o projeto de instalação e forneceu os equipamentos do sistema fotovoltaico, visto que possui o know-how necessário para fazer a limpeza da melhor maneira possível.
A CorSolar, integrante do Grupo Melo Cordeiro, oferece soluções em energia solar para espaços residenciais, industriais, comerciais e rurais. Continue no site e conheça os nossos equipamentos e serviços!