Vantagens da energia solar no agronegócio
A busca por energia solar no campo tem aumentado muito nos últimos anos, e neste artigo traremos as vantagens da energia solar para o Agronegócio.
O uso de energia solar no agronegócio tem conseguido cada vez mais interesse dos fazendeiros, isso se dá devido ao aumento frequente das tarifas na conta de luz e ela necessidade de geração de energia em locais onde não há rede pública de energia.
O consumo de alimentos no mundo só aumenta e o Brasil é um importante fornecedor na agricultura, tanto para fornecimento do mercado interno, como para envio a outros países. Por este motivo, é necessário encontrar formas de conseguir mais eficiência na produção sem elevar os custos, e é aí que entra a energia solar.
ENERGIA SOLAR NO AGRONEGÓCIO
O Agronegócio no Brasil é um dos principais setores que movimenta a economia. Entretanto se faz cada dia mais necessário saber usar de forma ecológica os recursos naturais, recursos estes que não vitais para a saúde econômica do mercado Agro.
O uso de energia solar no Brasil é economicamente e ecologicamente mais viável, afinal, a maior parte das terras brasileiras estão localizadas em região tropical, o que traz mais irradiação solar, mostrando o potencial energético que temos.
O setor agropecuário é um grande usuário de energia elétrica, é um dos setores que mais se beneficiam com as vantagens da energia solar. Além disso, como a maioria das propriedades rurais está localizada longe da infraestrutura urbana, os produtores rurais às vezes sofrem com a falta de atendimento ou a instabilidade dos serviços prestados pelas concessionárias de energia.
Isso afeta diretamente a qualidade da produção, pois não é incomum que nas fazendas faltem energia. Esta é um dos motivos que leva o produtor rural a buscar a instalação de uma usina de energia solar, além de conquistar independência gerando sua própria energia, o produtor tem a certeza de que não terá sua produção impactada.
PRINCIPAIS APLICAÇÕES ONDE A ENERGIA SOLAR PODE AJUDAR NO SETOR DO AGRONEGÓCIO
A energia solar pode ajudar de diversas formas no setor do agronegócio, incluindo:
Bombeamento de água
É normal encontrar bombas para distribuição de água em zonas rurais, são geralmente usadas para irrigação das plantações, oferecer ao gado ou também para o consumo na residência, que estejam em lugares remotos. E para o bombeamento, por ser muitas vezes longe da rede elétrica, optam pelo uso de um gerador a diesel, que emite poluentes.
Deste modo, outra vantagem da energia solar é alimentar de forma autônoma estas bombas. As bombas solares permitem que a água seja bombeada mesmo em locais remotos e na maioria dos modelos o módulo, responsável por gerar energia ao aparelho, fica ligado direto na bomba, não havendo necessidade de outra estrutura.
Cerca elétrica
Outra vantagem da energia solar é o uso para eletrificação das cercas que manejam o gado. Esta forma de utilização não consome muita energia, e a instalação é muito simples e requer uma pequena quantidade de painéis fotovoltaicos.
Produção leiteira
A energia solar também ajuda na produção de leite que, quando há instabilidade na energia, pode ter prejuízo. Em momentos em que há falta de energia, as ordenhadeiras ficam sem operar, causando possíveis mastites nas vacas.
Estas são algumas das várias vantagens da energia solar no Agronegócio no Brasil.
Para saber mais continue acompanhando nossas postagens e acesse nosso site CorSolar!