O que esperar do mercado de energia solar para os próximos anos?
Inicialmente, o mercado de energia solar encontra-se em um cenário bastante otimista.
As previsões para o futuro são positivas, e o setor está em crescimento desde 2012.
Então continue a leitura para entender mais sobre o mercado de energia solar no Brasil e como será seu desenvolvimento nos próximos anos.
Como é atualmente o mercado de energia solar no Brasil?
O mercado de energia solar no Brasil está em pleno crescimento e oferece uma série de oportunidades para clientes e investidores.
O nosso país é um lugar particularmente interessante para investir em energia solar por conta do clima tropical e dos altos índices de irradiação solar.
Entre os anos de 2016 e 2021, o custo dos painéis solares caiu cerca de 40%. Isso possibilitou o ingresso nesse setor de uma parcela significativa do público que, até então, não considerava o investimento viável.
Além disso, o aumento constante da tarifa de energia elétrica tem encaminhado parte dos consumidores para o mercado energia solar.
Atualmente também existem várias possibilidades de financiamento para o equipamento de energia solar, facilitando a aquisição.
Como será o futuro da energia solar?
A previsão para o mercado de energia solar é que, até 2023, o setor receba mais de R$ 20 bilhões em investimentos.
Ademais, a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) acredita que até 2030 o faturamento alcance R$ 100 bilhões.
Estima-se ainda que, até o ano de 2050, metade da energia elétrica produzida do mundo seja proveniente de fonte solar e eólica. Hoje, essas fontes somam 7% da demanda energética mundial.
No momento atual, energia solar é considerada a fonte energética mais acessível do mundo, visto que não há necessidade de investimentos além dos painéis solares e equipamentos.
Quais os benefícios da energia solar?
São muitos os benefícios da energia solar, os quais atingem pessoas com diferentes perfis e necessidades.
A principal vantagem, que é o motivo essencial para as pessoas migrarem para a geração de energia solar em um período de aumento das tarifas de eletricidade e inflação energética, é a economia.
Com um sistema fotovoltaico, você pode economizar em sua conta de energia elétrica, pagando apenas a taxa de disponibilidade da distribuidora.
Como o tempo de funcionamento do sistema solar é bem grande, apresentando vida útil de no mínimo 25 anos, a economia é escalável, aumentando à medida que a tarifa energética sobe.
Além de toda economia, instalar um sistema solar em sua residência ou empresa ajuda a valorizar o imóvel. Afinal, quem não iria escolher comprar ou alugar um imóvel que proporcione uma economia tão grande, não é mesmo?
Outro motivo que leva muitas pessoas a investirem em energia solar é o baixo impacto ambiental. Isso porque a energia solar é considerada a fonte de energia mais limpa que existe, isto é, não emite nenhuma espécie de gás tóxico no meio ambiente.
A CorSolar oferece soluções completas em energia solar, desde o projeto até a instalação! Entre em contato e solicite seu orçamento!