Minigeração e Microgeração de energia. Você sabe a diferença?
A energia solar está ganhando mais espaço no mercado e sendo cada dia mais procurada como fonte de energia para empresas, residências, cooperativas e usinas. Tudo isso porque essa tecnologia está se mostrando eficiente na geração de energia, mais acessível, devido ao crescimento do mercado, e amiga do meio ambiente.
Hoje no Brasil temos duas categorias de sistema: minigeração e microgeração, neste artigo iremos falar sobre as duas, informar a diferença e as particularidades de cada uma.
Para dar um conceito geral, a minigeração e microgeração atuam da mesma forma, a geração de energia é feita por um sistema fotovoltaico composto de módulos, inversor e demais componentes, você pode conhecer mais em nosso artigo sobre Kit de energia solar. A legislação pede que haja uma classificação para identificar a instalação de acordo com a potência, por isso existem as minigeração e microgeração.
De acordo com a Aneel, no caso da microgeração, a potência do sistema precisa ser igual ou inferior a 75 KW. Já para minigeração são considerados os sistemas de 75 KW até 5 MW.
MINIGERAÇÃO E MICROGERAÇÃO: SUAS DIFERENÇAS E BENEFÍCIOS
O mercado está caminhando para uma excelente aceitação quando o assunto é energia solar, e diante disso se tornam crescentes as perspectivas quanto ao uso da minigeração e microgeração de energia solar. Continue a leitura para conhecer mais sobre cada uma e qual a mais adequada para sua necessidade.
Microgeração
Para a microgeração, a busca maior é por imóveis que tenham menos necessidade de geração de energia, como é o caso das residências, onde o consumo maior é televisão, geladeira, chuveiro entre outros aparelhos elétricos, ou em estabelecimentos comerciais de pequeno porte.
Para esse modelo é mais comum o uso de sistema de geração de energia solar on-grid, essa classificação foi criada pela Resolução Normativa nº 482, de 17 de abril de 2012, onde ficou determinado que, caso a unidade consumidora, que está ligada a concessionária, produza mais energia do que a necessidade energética da residência, receberá os créditos excedentes para serem descontados nas contas futuras de energia, podendo ser usados em até 5 anos.
Outra vantagem do sistema de geração de energia solar é que você pode usar os excedentes para abater a conta de energia de outra unidade consumidora, contanto que esteja no nome do mesmo proprietário, seja abastecida pela mesma concessionária de energia e dentro da mesma região.
Minigeração
A minigeração são sistemas que tenham uma potência maior do que a microgeração, normalmente recebem um fornecimento de média tensão. Outra diferença dessa classificação de geração de energia é que, ela atende grandes empresas e indústrias, e sua liberação pode ocorrer de forma mais rápida, cerca de 15 a 30 dias.
OS BENEFÍCIOS DA MINIGERAÇÃO E MICROGERAÇÃO
Independente do tamanho do sistema que você deseja ter, são muitos os benefícios da geração de energia solar. O
O custo-benefício tem deixado o sistema mais acessível, com possibilidades de financiamento, e um payback médio de 3 a 8 anos.
A geração de energia solar tem um papel importante para o planeta. É uma das fontes de energia mais limpas atualmente e, quando aplicada em empresas, podem trazer resultados melhores e enriquecer positivamente sua marca.
Outra grande vantagem é a valorização do imóvel, pesquisas apontam que imóveis com instalação de um sistema de geração de energia solar chegam a ter seu valor corrigido de 3% a 6%.
Estas são algumas das vantagens de ter um sistema de geração de energia solar. Quer saber mais? Envie sua dúvida aqui e continue acompanhando nosso conteúdo nas redes sociais.