A energia solar é lucrativa? Como é possível lucrar com ela?
Primeiramente, sim, a energia solar pode ser muito lucrativa!
Principalmente por ser um mercado em expansão, o setor solar oferece diversas oportunidades de carreira e investimento.
Siga a leitura e saiba mais!
A energia solar é lucrativa?
Sim, além de possibilitar uma economia de até 95% na conta de luz e ser a forma de gerar energia mais benéfica para o meio ambiente, a energia solar também pode ser bastante lucrativa.
A tecnologia relacionada com sistemas fotovoltaicos avança a cada ano, diminuindo seu custo e aumentando o número de interessados.
Isso proporciona aos investidores e profissionais uma série de oportunidades, pois é um mercado em plena expansão e ainda pouco explorado.
Hoje em dia, a energia solar emprega um número bastante expressivo de profissionais.
Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), apenas em 2021, foram criados cerca de 153 mil empregos no setor solar.
Além de adquirir capacitação técnica e se profissionalizar no mercado de energia solar, é possível vender a sua energia fotovoltaica, ou ainda, investir em fundos de investimento.
Quais são as formas de lucrar com energia solar?
Agora que você já sabe que a energia solar é lucrativa, chegou a hora de entender a maneira como você pode lucrar com ela.
Confira, a seguir, algumas opções para você investir.
Capacitação técnica
Como mencionamos anteriormente, o setor solar está em plena expansão, o que faz com que a oferta de trabalho para profissionais qualificados seja vantajosa.
Assim, investir em capacitação técnica para se tornar um instalador fotovoltaico qualificado é uma boa forma de tornar a energia solar lucrativa.
Para que um sistema solar seja instalado, são necessários dois instaladores, no mínimo.
O profissional é responsável por toda a parte física do projeto, reproduzindo o trabalho do projetista na unidade consumidora que receberá a instalação.
Além de instalador fotovoltaico, você também pode se qualificar como projetista de sistemas solares.
Nesse caso, você pode fazer cursos totalmente online!
O projetista é responsável por desenvolver os projetos dos sistemas, realizando o dimensionamento, as simulações e o procedimento de solicitação de acesso com a distribuidora.
Vender energia solar
É possível vender energia solar por leilões regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ou pelo mercado de contratação livre.
No mercado livre de energia, você precisa ser um autoprodutor associado à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Os leilões são realizados nas categorias: fontes alternativas, excedentes, energia de reserva, estruturante, vendas, compra, ajuste e outros.
Fundos de investimento
Essa é uma forma de tornar a energia solar lucrativa.
Você pode investir em fundos de investimento de energia solar. Vale lembrar: é um investimento como os outros, ou seja, possui riscos.
Porém, é possível obter um retorno entre 15% a 20% ao ano, caso haja um bom planejamento e conhecimento do negócio.
A CorSolar é uma empresa do Grupo Melo Cordeiro, empresa solidificada no mercado há mais de 40 anos, que oferece soluções completas em energia solar! Entre em contato e solicite um orçamento!