Qual o melhor inversor para energia solar?
Inversor de energia é o equipamento responsável por converter energia elétrica de corrente contínua em corrente alternada. Essa conversão é necessária pois a energia gerada pelas placas solares é incompatível com a que alimenta os dispositivos eletrônicos. Para definir qual o melhor inversor para energia solar, é preciso considerar alguns fatores. Isso porque há diferentes tipos de inversores e cada um deles atende a uma demanda específica.
Saiba mais sobre o assunto e aprenda a identificar o tipo de inversor que melhor se aplica às suas necessidades!
Quais os principais tipos de inversor solar?
Há três principais tipos de inversores solar: on grid, off grid e híbrido. On grid significa o mesmo que “dentro da rede”, em tradução livre para o português. Esse modelo de inversor recebe tal nome porque serve para conectar o sistema fotovoltaico à rede. Por conta dessa característica, o inversor on grid é comumente usado em áreas urbanas.
Off grid, por sua vez, quer dizer “fora da rede”, ou seja, esse modelo fica desconectado da rede. Nesse caso, a energia é armazenada em baterias. Isso torna o sistema off grid muito útil em locais onde não há acesso à rede.
O inversor solar híbrido, como o próprio nome sugere, pode operar tanto fora quanto dentro da rede. Essa é uma opção interessante para quem deseja economizar. É possível utilizar a energia proveniente do sistema fotovoltaico quando o custo da energia da rede comum está mais elevado. Assim como é possível armazenar energia em baterias quando o valor está mais acessível.
Qual o melhor inversor para energia solar?
A seguir, conheça os fatores que devem ser avaliados na hora de comprar um inversor para energia solar:
1. Tipo de rede
No momento de escolher qual o melhor inversor para energia solar, é preciso considerar o tipo de rede. Há três modelos, sendo eles o monofásico, o bifásico e o trifásico. Para saber qual deles escolher, é importante analisar o consumo local, o tipo de ligação e a tensão da rede.
Quanto maior o consumo de energia, maior deverá ser a potência da usina. Por exemplo, um sistema de 1,7 kWp consegue atender satisfatoriamente a uma residência que consome 200 kWh. Já um comércio que consome 2.000 kWh demandará um sistema entre 16 e 17 kWp.
Quanto ao tipo de ligação e tensão da rede, é necessário entrar em contato com a distribuidora para se informar. Isso porque os valores mudam de região para região. Além disso, a faixa de tensão de saída do inversor deve ser compatível com a rede.
Caso a rede seja bifásica ou trifásica, é possível conectá-la a um inversor monofásico. Mas, se a rede for monofásica, não.
2. Quantidade de MPPT
A sigla MPPT significa Maximum Power Point Tracking, ou ponto de máxima potência, como é conhecida no Brasil. A quantidade de entradas MPPTs de um inversor de energia solar fotovoltaica deve ser equivalente à quantidade de orientações. Caso sejam instalados quatro conjuntos de painéis, e cada um deles apontar para pontos cardeais diferentes, serão exigidos quatro MPPTs.
3. Sinal de comunicação
Outro importante fator para saber qual o melhor inversor para energia solar é o tipo de sinal de comunicação. É por meio desse sinal que o inversor consegue realizar o monitoramento remoto do sistema fotovoltaico. Se não houver sinal de Wi-Fi no local, é preciso utilizar uma rede cabeada ou comunicação por GPRS. Nesses casos, é preciso cautela para escolher um inversor que seja compatível com esses tipos de redes.
4. Garantia e vida útil
Inversores tradicionais possuem garantias do fabricante que variam de 7 a 10 anos, e os microinversores de 10 a 15 anos. Contudo, para assegurar que o componente opere de forma eficiente ao longo de todo o período, é preciso respeitar:
- O grau de proteção contra agentes externos (pó, resíduos, água e calor), conforme define a NBR IEC 60529;
- A faixa de temperatura recomendada pelo fabricante.
Sobre a CorSolar
A CorSolar é uma empresa pertencente ao grupo Melo Cordeiro, o qual atua há mais de 40 anos no mercado de energia. O foco da CorSolar é oferecer soluções em energia solar para ambientes residenciais, comerciais, industriais e rurais. Vale destacar, ainda, que a CorSolar oferece serviços de suporte, desenvolvimento de projetos e engenharia de integração especializada.
Para obter mais informações sobre qual o melhor inversor para energia solar, entre em contato com um de nossos consultores.