CESP investe em energia solar para MS

A busca por energia solar fotovoltaica não é somente para casa ou campo, a energia limpa passou a ser uma grande aliada do brasileiro e é vista como algo importante para investimentos em Mato Grosso do Sul. 

A CESP, Companhia Energética de São Paulo, investiu R$ 57 milhões em geração de energia fotovoltaica no Estado e, pôs em atividade a primeira usina termossolar no Brasil.

Os primeiros beneficiados serão os municípios de Anaurilândia, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Três Lagoas e Santa Rita do Pardo. 

Instalada em Rosana (SP), a planta piloto é capaz de mostrar que a tecnologia, também chamada de fototérmica, é tecnicamente adaptável no cenário nacional e traz a vantagem de uma geração de energia elétrica sustentável e que traga menor impacto ao meio ambiente. 

Quer saber mais detalhes sobre este projeto? Continue a leitura.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Tudo começou quando, decidiram pela estratégia de investir em uma usina Termossolar, o projeto é pioneiro e foi desenvolvido pela Cesp no Programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Setor de Energia Elétrica, regulado pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica. 

COMO FUNCIONA UMA USINA TERMOSSOLAR

A usina termossolar, possui um processo similar a uma usina termelétrica, no entanto, utiliza o calor do sol como matriz de energia elétrica ao invés de combustíveis fósseis e poluentes por meio de uma tecnologia chamada CSP (Concentrated Solar Energy), que indica a concentração de energia solar.

Essa nova usina consiste nas chamadas “calhas parabólicas”, compostas por painéis de espelhos côncavos que podem ser instalados em estruturas móveis, permitindo que os painéis possam de mover para aproveitar melhor a energia do sol, acompanhando a posição do sol.

O calor captado aquece o fluido de transporte, que circula pelas tubulações localizadas na linha focal dessas calhas, produzindo vapor que aciona turbinas que acabam gerando eletricidade.

POTÊNCIA E INVESTIMENTO

Este projeto está em andamento desde janeiro de 2017, quando recebeu R$ 57 milhões em investimento regulado pela agência para a construção e integração de uma planta piloto de geração de energia termossolar ao Complexo de Energias Alternativas Renováveis da UHE Porto Primavera. 

O complexo conta também com estruturas experimentais de tecnologia para geração de energia solar fotovoltaica e sistemas de armazenagem de energia.

Hoje, a planta piloto construída na UHE Porto Primavera possui capacidade de 0,5 MW, o equivalente para atender a 360 residências de consumo médio em torno de 180 kWh/mês.

VANTAGENS E INCENTIVOS

A principal vantagem da tecnologia solar termossolar sobre outras matrizes de energia renovável é a capacidade de armazenar calor e usá-lo quando houver maior necessidade do sistema elétrico. O fluido aquecido pode permanecer fornecendo calor à turbina mesmo após o pôr do sol.

O Gerente de Engenharia de Operações e Manutenção da CESP, Luis Paschoalotto, disse: “Em grandes unidades, essa geração pode durar até 18 horas, permitindo que a usina gere energia mesmo na ausência de fonte e proporcionando maior controle sobre o processo”.

Outra característica da tecnologia utilizada pela CESP é que os painéis são feitos de espelhos de alumínio com revestimentos refletivos, material mais resistente que o vidro e é usado na maioria das estruturas fotovoltaicas comerciais.

Fonte: Site Correio do Estado

Blog - Sistema Híbrido

Inversores Híbridos: transformando o Setor Energético Global.

Sistema Híbrido

Entenda mais sobre Sistemas Híbridos Fotovoltaicos.

Sucesso do Cliente

Sucesso do Cliente Descomplicado

Zero Grid

Você sabe o que é Zero Grid?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *