Tudo o que você precisa saber sobre os tipos de painel solar fotovoltaico
O sistema fotovoltaico está em expansão em todo o mundo, pois é uma fonte de energia limpa e que proporciona grande economia na conta de luz.
Sendo assim, é importante conhecer melhor o assunto e sobre os tipos de painel solar fotovoltaico para escolher a melhor opção para o seu projeto.
Confira, a seguir, os tipos existentes e entenda como fazer a escolha para obter os melhores resultados conforme o que você espera!
O que é um painel solar
Um painel solar, ou módulo, como é chamado tecnicamente, é um dos componentes que compõem o sistema fotovoltaico, responsável pela captação da energia solar.
Cada painel é dividido em duas metades, e cada metade pode ter 36, 60 ou 72 células. Quanto maior for a potência do painel, mais células ele terá, sendo possível encontrar painéis de 660 Wp com 210 células, por exemplo.
Além disso, a fabricação dos módulos pode ocorrer com uso de diversos materiais com características e vantagens próprias.
Painel solar silício
Os painéis solares feitos de silício surgiram em 1954 e se sobressaíram por conta da pureza dessa substância. Quanto mais as moléculas de silício estão alinhadas, melhor é a conversão que a célula faz de energia solar. Subdividem-se em: policristalino e monocristalino. Confira a diferença.
Painel policristalino
O painel policristalino é fabricado com cristais de silício fundidos em bloco único e posteriormente cortado em pedaços menores para, então, serem cortados em células. Esse tipo de módulo tem boa vida útil e costuma ser mais barato.
Painel monocristalino
O painel monocristalino é feito de um cristal de silício ultrapuro e tem melhor eficiência do que o anterior, apesar de ter um custo maior. Além disso, a vida útil também é boa, sendo superior a 30 anos.
Painel solar de filme fino
Dentre os tipos de painel solar fotovoltaico ainda tem o de filme fino que é colocado em cima de uma superfície de vidro ou metal. Esse modelo tem alta sensibilidade e tecnologia, mas costuma ter metade da eficiência do painel de silício e uma vida útil reduzida, em torno de 10 ou 15 anos.
Além disso, esse tipo conta com 4 variações:
- Telureto de cádmio: indicado para grandes áreas, é o modelo que mais se aproxima do painel de silício em eficiência;
- Silício amorfo: indicado para áreas pequenas, é uma variação com maior custo, já que utiliza várias camadas de células para aumentar a eficiência;
- Cobre, índio e gálio seleneto (CIS/CIGS): são os painéis com melhor eficiência na categoria dos painéis de filme fine e têm menor nível de toxidade, pois contam com menor quantidade de cádmio e outras substâncias tóxicas;
- Células fotovoltaicas orgânicas (OPV): feitas de polímeros, elas usam eletrônica orgânica para fazer a absorção da luz solar e produzir eletricidade por meio do transporte de carga. São células de baixo custo e flexíveis e muito indicadas para grandes projetos.
Como escolher os painéis solares
Para escolher o tipo de painel solar fotovoltaico ideal, é fundamental considerar todas as particularidades do projeto, desde o local da instalação até o tamanho da área disponível.
Além disso, deve ser considerado o orçamento do projeto para estabelecer o definir se o foco será na economia da instalação ou maior eficiência e durabilidade.
Assim, é fundamental contar com apoio profissional especializado, para que todas as variantes sejam analisadas e a melhor escolha seja feita.
Tem dúvidas sobre o melhor painel de energia solar para sua necessidade? Entre em contato, hoje mesmo, com a CorSolar, que ajudamos você nessa escolha!