Matriz elétrica e matriz energética
Você sabe a diferença entre a matriz elétrica e energética do Brasil? Muitas pessoas confundem e geralmente não entendem a real diferença entre elas.
Em resumo podemos dizer que, a matriz energética brasileira é a soma dos recursos energéticos (ou fontes de energia) usados para suprir a demanda por todos os tipos de energia, incluindo combustíveis, e a matriz elétrica engloba as fontes empregadas somente na geração de energia elétrica do Brasil.
Neste artigo queremos trazer mais informações sobre o tema, para que possamos entender melhor sobre a composição de cada uma das matrizes e a fazer com que você entenda a diferença entre Matriz Energética, Matriz Elétrica e sobre a importância da energia solar no Brasil.
MATRIZ ELÉTRICA
A matriz elétrica é parte da matriz energética, é o conjunto de fontes ou recursos energéticos que são usados somente para a produção de energia elétrica.
O Brasil é um dos países mais sustentáveis quanto o assunto é geração de eletricidade, temos uma matriz elétrica formada principalmente por fontes renováveis, com é o caso das hidrelétricas, que são responsáveis por mais de 60% da geração de eletricidade no Brasil.
MATRIZ ENERGÉTICA
A soma dos recursos ou fontes empregados para atender toda a demanda por energia é chamada de Matriz Energética, isso inclui eletricidade, aquecimento e transporte. Cada país e região possui a sua matriz energética própria, que juntas formam a matriz energética mundial.
Vale ressaltar que, assim como a do resto do mundo, a matriz energética do Brasil ainda apresenta uma maior participação de fontes energéticas não renováveis, incluindo o petróleo e seus derivados.
UM POUCO MAIS SOBRE ESSAS MATRIZES
Enquanto a matriz energética representa o conjunto de fontes de energia disponíveis para movimentar os carros, preparar a comida no fogão e gerar eletricidade, a matriz elétrica é formada pelo conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica.
FONTES RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS
Vamos falar um pouco sobre as fontes de energia, no Brasil as renováveis têm maior representatividade, no entanto, a parcela de não-renováveis tem números expressivos. O uso, no mundo, de fontes não-renováveis ainda é alto por serem tradicionais e mais viáveis tecnicamente.
Nesse ponto nossa matriz energética é muito importante, o crescimento da energia solar no Brasil mostra o quanto estamos empenhados em transformar a forma como usamos nossos recursos naturais.
As fontes não-renováveis de energia são os maiores causadores da emissão de gases de efeito estufa. Devido a nossa energia ser produzida, em grande maioria, das fontes renováveis, estamos em vantagem, quanto a outros países.
Se dividirmos a emissão de gases de efeito estufa, pelo número de habitantes no Brasil, podemos notar que nosso impacto por habitante é bem menor, entretanto, usamos pouco diante da capacidade em gerar energia solar no Brasil. Os resultados em alguns anos poderão ser ainda melhores.
Conte aqui nos comentários o que achou deste conteúdo sobre as diferenças entre matriz energética e matriz elétrica. Aproveite e nos fale qual é o tema que você quer ver mais por aqui.