Vantagens da energia solar para carros elétricos
A Tecnologia da energia solar veio para melhorar nossa qualidade de vida. Com a chegada dos veículos elétricos, podemos entender mais uma das vantagens da energia solar, já que tendo um carregador solar em sua residência ou empresa, poderá abastecer seu carro tranquilamente.
Entre os públicos mais interessados em carros elétricos, estão os brasileiros, atrás apenas da China. Uma pesquisa global elaborada pela consultoria McKinsey mostrou que 48% dos consumidores consideram comprar um veículo elétrico e 10% dizem que têm planos reais de obter.
Quer saber mais sobre este assunto? Então continue aqui com a gente que temos mais detalhes.
MERCADO DE CARROS ELÉTRICOS
O número de opções de veículos elétricos no mercado brasileiro mais que dobrou no ano passado. Apesar de ainda ser um veículo caro, a oferta de veículos elétricos tornou-se mais acessível. Existem modelos compactos por menos de 160.000 reais, modelos tradicionais de 200.000 a 300.000 reais e, claro, modelos de luxo por mais de 400.000 reais.
Em 2020, as vendas de veículos elétricos no Brasil tiveram um resultado muito positivo, bateram recorde, com aumento de 66,5% nos emplacamentos, comparando com 2019. Isso mostrou que esse já era um mercado promissor, e que rapidamente seria uma prioridade na escolha de um novo carro.
ABASTECIMENTO DOS CARROS ELÉTRICOS
Com a demanda alta de carros elétricos, vem a necessidade de adequação das residências e condomínios para atender aos que precisam abastecer seus veículos, surge então a necessidade em ter carregadores elétricos e com isso o custo de energia pode aumentar.
Torna-se ainda mais evidente que as vantagens da energia solar vão muito além das necessidades básicas do imóvel, com um mesmo inversor é possível abastecer o imóvel e ainda suprir outras necessidades energéticas do local.
Muitos condomínios estão aproveitando para montar estruturas carport nos estacionamentos e usando a energia gerada não somente para os carregadores elétricos para carros, mas também para abastecer as necessidades de energia das áreas comuns.
Além disso, existem tecnologias que estão no dia a dia das pessoas para facilitar essa transição, uma delas consegue identificar os custos de energia e alocá-los em apartamentos que carregam seus veículos, fazendo com que não haja necessidade de rateio entre todos os moradores do condomínio.
O FUTURO DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS JÁ CHEGOU
A estimativa é que, até 2030, a frota mundial de veículos elétricos seja de 145 milhões, segundo previsões da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês). Somente no mês de junho/2022 tivemos no Brasil 4.073 veículos leves elétricos vendidos, formando um total de 20.427 só no primeiro semestre de 2022.
O que mais chamou a atenção neste período foi o significante aumento dos veículos 100% elétricos a bateria (BEV), que já ultrapassam o total de vendas do mercado atingido em todo o ano de 2021.
Esses números expressivos de vendas do segmento vêm refletindo nos demais setores, como o mercado de energia, imobiliário e o de seguros. As incorporadoras Benx e Nortis já fornecem a tecnologia em suas obras e incluem tomadas para carregar carros elétricos em suas garagens.
Um desses projetos é o Parque Global da Benx, localizado próximo ao Rio Pinheiros. Serão entregues 6 pontos para recarga de carros elétricos, além de infraestrutura para a inclusão de mais 120 pontos futuros, caso haja necessidade por parte do condomínio.
A questão é que o custo para incluir a recarga de carro elétrico é baixo diante das vantagens geradas para o meio ambiente, principalmente se o abastecimento de energia for feito com energia solar, e estiver de acordo com as políticas de energias limpas e renováveis.
Curtiu o conteúdo? Temos muito mais informação em nosso blog, aproveite também para conhecer mais sobre a CorSolar em nosso site.