Seguidor solar (tracker): o que é e quais as vantagens?
O tracker, ou seguidor solar, ainda não é utilizado em abundância nos projetos de energia solar no Brasil, apesar de não ser uma tecnologia tão recente. No entanto, é muito recomendado para diversos tipos de projetos, já que consegue proporcionar vantagens significativas. Você sabe quais são essas vantagens e o que é um seguidor solar?
Acompanhe este conteúdo até o final e descubra o que é, como funciona e quais as principais vantagens que um tracker pode oferecer!
O que é um seguidor solar?
Um seguidor solar, também chamado de tracker ou rastreador solar, é um dispositivo que muda a posição dos painéis fotovoltaicos diversas vezes ao longo do dia. A alteração de posição acontece sempre acompanhando o caminho percorrido pelo Sol, para que os módulos consigam produzir mais energia solar.
Como funciona um seguidor solar (tracker)?
O funcionamento acontece com o ajuste do ângulo das placas fotovoltaicas. Ele deve ser programado considerando a localização e dados específicos, que têm relação com a posição solar conforme cada dia e cada estação do ano.
Com isso, são calculados os melhores ângulos dos painéis, e o tracker é instalado de maneira que aumente a eficiência das placas. Assim, reduz-se o ângulo de incidência entre os painéis e a luz solar.
Importante ressaltar que não é o tracker em si que produz mais energia solar, ele apenas possibilita que os módulos sejam mais eficientes ao movê-los sempre em direção ao sol.
Esse tipo de dispositivo é de grande importância, pois, quanto maior for a incidência direta de raios solares nos painéis, maior será o aproveitamento. Apesar disso, se o módulo utilizado for bifacial, que é aquele com células solares nos dois lados, os painéis conseguem captar a luz difusa que atinge o solo em dias nublados e de chuva.
Quais as vantagens?
Dentre as vantagens oferecidas pelo seguidor solar, a principal é o aumento de geração de energia, em razão do aumento de incidência direta dos raios solares sobre os painéis. Isso pode chegar a representar ganhos entre 25% e 45%, em comparação a sistemas que não utilizam o tracker.
Considerando as estações do ano, o aumento que o seguidor solar pode proporcionar é de até 50%, sendo que, no inverno, esse ganho pode ser de até 20%.
Outra vantagem tem relação com a potência com que a energia é entregue, pois o uso do tracker possibilita que a curva de geração se mantenha alta e mais estável ao longo do dia.
Nesse sentido, tende a atingir a potência máxima já no início da manhã e se mantém até o final da tarde. No entanto, sem o uso do tracker, o que ocorre é uma evolução gradual até o meio-dia, voltando a diminuir logo em seguida.
Assim, o seguidor solar é um dispositivo com grande relevância nos sistemas de geração de energia solar fotovoltaica e vem sendo cada vez mais utilizado, visto que pode representar muitas vantagens, desde que instalado adequadamente.
Conheça a CorSolar, uma empresa que oferece soluções completas em energia solar há mais de 40 anos. Confira nossas soluções e faça um orçamento hoje mesmo!