Transição energética: o que é?
A busca por meios de geração de energia que sejam menos hostis ao meio ambiente é algo cada vez mais necessário e imperativo, já que matrizes energéticas provenientes de combustíveis fósseis e outras fontes poluentes têm grande parcela de responsabilidade nas emissões de gases de efeito estufa. Com isso, surgiu a transição energética, que propõe mudanças amplas e sistêmicas e abrangem problemas que superam a produção de energia.
Para entender o que é essa transição, como funciona e qual é o cenário de atuação do Brasil, confira os pontos que separamos neste conteúdo e que ajudarão você a compreender melhor o assunto!
O que é transição energética?
A transição energética é um movimento de transformação focado na migração da produção e utilização de matrizes energéticas poluentes para fontes renováveis.
Nesse sentido, a transição consiste na substituição de matrizes energéticas baseadas, por exemplo, em combustíveis fósseis, para fontes limpas, como a eólica, a solar e a hidrelétrica.
A intenção é reduzir a emissão de gases poluentes, como o carbono. Com isso, é obtida uma mudança substancial que favoreça o meio ambiente e os fatores socioeconômicos.
Para tanto, os esforços não se concentram apenas na produção energética. Eles também devem estar na gestão de resíduos, na digitalização, na eficiência energética e em outros fatores que podem contribuir para a redução dos gases responsáveis pelo aquecimento global.
Quais os 05 Ds da transição energética?
Para que a transição energética aconteça, o conceito é permeado por 5 Ds:
1. Descentralização
A descentralização visa dar maior poder de escolha para o consumidor, transformando atuais modelos de negócios com a criação de um sistema de energia distribuído e não hierárquico que permita a personalização das maneiras de comercializar a energia. Exemplos disso são a autoprodução e a geração solar distribuída.
2. Descarbonização
Uso de formas e tecnologias que viabilizem a redução de carbono na atmosfera por meio da substituição das energias poluentes para as de baixo impacto ambiental. Assim, é estabelecido um sistema comercial e econômico menos nocivo ao ecossistema.
3. Desenho de mercado
Criação de regulamentações e políticas para propiciar a implementação das energias limpas e para reduzir os riscos de mercado para que as empresas cooperem na transição.
4. Digitalização
Na transição energética, a digitalização tem relação com a automação de sistemas e utilização de tecnologias integradas para melhorar processos dos setores e estipular dinâmicas digitais.
Nesse sentido, inteligência artificial, redes inteligentes, big data, internet das coisas e outras tecnologias auxiliam na modelagem de uma enorme quantidade de dados oriundos dos sistemas energéticos, possibilitando a criação de novas estratégias e escolhas para o fornecedor de energia e para o consumidor.
5. Democratização
Consiste nos benefícios que podem ser adquiridos com a transição energética, para garantir energia limpa a mais pessoas. Com isso, diminui-se a pobreza energética e as exclusões social e econômica.
Ainda, trata de oferecer preços mais justos e com maior qualidade para que as pessoas desenvolvam atividades visando à economia e ao bem-estar social.
Nesse ponto, entram questões como a inclusão de gênero no segmento energético não poluente e o fomento à educação.
Qual o cenário da transição energética no Brasil?
No Brasil, o espaço que a energia renovável ocupa já é bastante considerável: aproximadamente, 85% da matriz do país está no espectro de energia limpa.
De acordo com consultor da ENGIE, empresa privada de energia no Brasil, as fontes fósseis têm peso considerável na matriz energética do exterior. Assim, boa parte da quantidade de emissão de gases de efeitos estufa de muitos países advém da produção energética. Isso é diferente no Brasil, porque a matriz já é muito renovável.
No entanto, o cenário interno atual requer debate para que o país se aprofunde na redução de emissões também em outros aspectos. Entre eles, o transporte e aproveitamento de resíduos, que dialogam com a transição energética.
Portanto, a transição energética é algo de suma importância para o Brasil e para o mundo todo, devendo ser cada vez mais debatida para que seja implementada e difundida. No site da CorSolar, confira todas as soluções de energia solar fotovoltaica que estão disponíveis, esperando por você!