Saiba como funciona o armazenamento de energia solar
Quando se fala em armazenamento de energia solar, muitas dúvidas surgem. Isso porque, o principal sistema utilizado ainda é o on-grid, aquele que tem conexão com a distribuição pública de energia, porém, cada vez mais o armazenamento ganha destaque. Você sabe como funciona?
Entenda o funcionamento e conheça algumas das vantagens que esse tipo de solução oferece e saiba por que armazenar energia fotovoltaica pode ser uma excelente opção.
Armazenamento de energia solar: como é realizado?
O armazenamento de energia solar pode ser feito de mais de uma maneira. O sistema off-grid, ou fora da rede, uma energia sem conexão com a rede das concessionárias, é um dos mais utilizados.
Para o armazenamento acontecer, utiliza-se um inversor que converte a energia CC, de corrente contínua, em CA, de corrente alternada. Em seguida, passa por um controlador de carga e vai para as baterias.
O controlador de carga é um tipo de dispositivo que consegue administrar mais eficientemente a distribuição da energia entre o conjunto de baterias.
Depois de todo esse processo, a energia já está pronta e disponível para a distribuição e utilização.
Confira as principais formas de armazenamento
No sistema de armazenamento de energia solar mencionado, as baterias utilizadas podem ser de diferentes tipos:
- Chumbo-ácido;
- Cádmio-níquel;
- Íons de lítio.
A mais indicada é a bateria de íons de lítio, pois tem maior durabilidade e potência, sem contar que, com a evolução tecnológica, existem modelos cada vez mais leves e menores.
Apesar de não serem as mais recomendadas, no Brasil, diversos sistemas off-grid ainda empregam as de chumbo-ácido e níquel cádmio, porém o custo é maior e apresentam menor durabilidade em relação ao sistema fotovoltaico. Com isso, onde há disponibilidade de rede elétrica, o armazenamento acaba não sendo utilizado.
Outra opção é o uso de nobreak solar, um sistema híbrido, já que usa baterias de lítio, mas também é conectado à rede de energia elétrica.
No sistema híbrido, os painéis solares produzem energia em corrente contínua, que é transformada para corrente alternada por um inversor e transportada até o quadro de luz do imóvel para que seja distribuída entre os pontos do local alimentados por energia elétrica.
O que sobra é armazenado na bateria, e, se ainda restar energia após a carga ficar completa, essa sobra é enviada para a rede pública e convertida em créditos de energia.
No entanto, a preferência é usar a energia gerada por meio dos painéis solares ou a que já foi gerada anteriormente e que está guardada nas baterias. Assim, utiliza-se a rede em casos de emergência.
Principais vantagens de armazenar energia solar
O sistema de energia solar e o armazenamento de energia solar tem se tornado cada vez mais populares, dentre eles os principais pontos abaixo.
Autonomia
Uma das vantagens mais significativas é a autonomia que o usuário adquire com o armazenamento de energia solar, pois fica totalmente independente da distribuição pública.
Economia
Já que não há medidores de consumo, não existe conta de luz com valores altos. Assim, garante-se maior economia ao usuário, que consegue aproveitar toda a energia solar.
Horários de pico
Em relação ao sistema híbrido, há ainda uma grande vantagem: a possibilidade de armazenar a energia solar nas baterias para utilizar nos horários de pico em que a energia convencional é mais cara.
Ainda sobre esse tipo de sistema, a energia das baterias pode ser usada em momento de queda abrupta na rede pública de distribuição. Isso garante autonomia enquanto o fornecimento não normaliza.
Portanto, tanto o sistema off-grid quanto o híbrido armazenam energia solar garantem diversos benefícios e são cada vez mais utilizados pelos usuários.
Conheça a CorSolar e confira as soluções que oferecemos em energia solar fotovoltaica no nosso site!