Impacto do Mercado Livre no setor Solar
O que você sabe sobre o Mercado Livre de Energia? Pouco se fala sobre isso, mas resumindo, é como se você pudesse comprar energia como é feito hoje com os canais a cabo ou plataformas de streaming, os consumidores poderiam ter a opção de escolher o próprio fornecedor de energia elétrica.
Atualmente, somente consumidores com carga superior a 500kW, que é o caso de indústrias, podem comprar energia elétrica de qualquer distribuidor, o que equivale a contas de luz superiores a R$150 mil. Existe uma proposta em andamento do Ministério de Minas e Energia que propõe ampliar a chance de escolha e alcançar todos os consumidores de baixa tensão, inclusive tensão inferior a 2,3 kV, isso incluirá residências, comércios e pequenas indústrias.
Continue a leitura que falaremos mais detalhadamente sobre este assunto.
O QUE É O MERCADO LIVRE DE ENERGIA?
O Mercado Livre de Energia é um ambiente onde os consumidores podem negociar e escolher seu fornecedor de energia elétrica, podendo assim optar por comprar de um ou mais distribuidores, negociando a quantidade, preço, prazo e forma de pagamento, de acordo com suas necessidades.
O mercado livre de energia existe por aqui desde 1996, porém, já era limitado a consumidores de alto consumo de energia. De início era apenas a consumidores de mais de 10 mil kW, depois, foi aberto a consumidores de 3 mil kW, e após houve reduções graduais. Hoje ainda é disponibilizado para grandes indústrias, como informado acima, demanda acima de 500 kW.
O Brasil está em constante evolução no que se refere a produção de energia solar, visto que é uma forma de energia que não agride em nada o meio ambiente, logo, é a matriz energética mais importante do Brasil. No entanto, muitos não possuem local ou investimento para fazer uso desta tecnologia e aguardamos a flexibilização do mercado livre, para que mais consumidores possam fazer uso dessa energia.
É POSSIVEL ENTRAR NO MERCADO LIVRE DE ENERGIA?
Para ser um produtor de energia basta que tenha uma grande área livre, onde possa ser instalado um sistema de energia solar fotovoltaico, é necessário entender o nível de radiação do local, e viabilidade do local, o ideal é que não haja nenhuma construção ou árvore próxima que possa fazer sombra nos módulos em algum horário do dia.
É importante que tenha autorização dos órgãos reguladores para comercialização desta energia gerada, somente podem comercializar energia os agentes habilitados pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e considerados, pela Câmara, na categoria de geradores e comercializadores. Os consumidores do mercado livre também podem negociar o excedente de sua energia com outros consumidores, desde que tenha autorização prévia.
COMPRA DE ENERGIA NO MERCADO LIVRE
A aquisição de energia por meio do Mercado Livre de Energia é feita por meio de contratos, que podem ser de curto ou longo prazo. Esses documentos são acertados entre consumidores e geradoras ou comercializadoras de energia, e estes consumidores podem contar com o intermédio de consultorias especializadas se assim desejarem.
Vale lembrar que estes contratos são bilaterais, logo, não há condições mínimas e tudo é acordado entre as partes. Para que haja uma boa negociação é sugerido ter uma estratégia de contratação de energia, a fim de entender as necessidades energéticas e escolher o acordo ideal.
Curtiu esse conteúdo? Caso queira saber mais sobre o mercado livre de energia, deixe aqui nos comentários que logo traremos mais informações. Acesse o site da CorSolar para saber mais sobre energia solar e seus benefícios.