Transição energética: entenda
Ao longo das últimas décadas, o mundo tem passado por transformações ambientais e climáticas significativas, que ameaçam o bem-estar e a vida no planeta.
Com isso, a transição energética é uma das soluções possíveis de serem adotadas, demandando esforço conjunto de todos os países, para que os resultados necessários sejam obtidos.
Mas o que é transição energética? Para entender os principais fatores sobre esse tema, confira este conteúdo até o final e saiba o que é, a importância, benefícios e a situação dessa transição no Brasil.
Transição energética: o que é?
A transição energética é uma estratégia mundial que já está em prática e tem relação com a matriz energética dos países. O foco é que gradativamente a matriz energética seja construída por meio de energia limpa e renovável, propiciando o desuso dos combustíveis fósseis, que representam ameaça ao meio ambiente e aos seres vivos, por terem significativa contribuição nas mudanças climáticas.
Essa transição está alinhada com a preocupação da Organização das Nações Unidas (ONU), que elencou diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs):
- Garantir o acesso sustentável, confiável, moderno e com preço acessível à energia para todas as pessoas;
- Combater as mudanças climáticas e os impactos decorrentes, por meio de medidas urgentes;
- Promover o bem-estar para as pessoas de todas as idades e garantir uma vida saudável.
Sendo assim, uma das formas de conquistar a transição energética é investir em energia solar e outras fontes limpas e renováveis, como a eólica e a hídrica.
Por que deve haver investimento na transição energética?
Já é de conhecimento de todo o mundo a ocorrência do aumento da temperatura média do planeta, que vem aumentando cerca de 0,2 °C a cada década. Além disso, outras mudanças vêm sendo observadas: a devastação de ecossistemas, insegurança alimentar e outros danos causados pelos padrões de produção atuais.
Um dos fatores desencadeantes e agravantes do aquecimento global é a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), que, em boa parte, advém de combustíveis fósseis.
Portanto, o investimento na transição energética é fundamental para reduzir o avanço desse aquecimento e frear as mudanças climáticas, que já têm efeitos devastadores no planeta.
Benefícios da transição energética
Um dos principais benefícios da transição energética é a redução dos níveis de emissão de GEE. Assim, combate-se o aquecimento do planeta, para que a elevação de temperatura não ultrapasse os 2 °C até o ano de 2030, comparado ao período pré-industrial de 1880.
Para exemplificar os níveis atuais de aumento, cálculos da Agência Espacial dos EUA (NASA), indicam que, em 2022, o planeta registrou uma temperatura de 1,1 °C mais quente do que a média do período pré-industrial.
Portanto, com as mudanças nas matrizes energéticas dos países, por meio de energia solar e de outras fontes energéticas limpas e renováveis, menos carbono é lançado na atmosfera, contribuindo para que o atual cenário seja controlado e revertido e garantindo a manutenção da vida das presentes e futuras gerações.
Transição energética no Brasil
A transição energética no Brasil é bastante avançada, em comparação com o restante do mundo. Já estamos utilizando fontes renováveis e limpas em boa parte da matriz de energia, o que representa quase 50% atualmente.
Por outro lado, em relação à matriz elétrica, esse número é ainda maior: mais de 80%, conforme dados apresentados no Boletim Mensal de Energia no mês de setembro de 2022 pelo Governo Federal.
A energia solar tem participação crescente, se tornando a segunda maior fonte de energia da matriz elétrica brasileira no início de 2023, com projeções ainda mais otimistas.
Portanto, saber o que é a transição energética, o conceito, a importância e demais detalhes é fundamental para estar ciente dos avanços e desafios da redução do aquecimento global e participar dessa transição, com a instalação de sistemas de energia solar e contribuir para reduzir a matriz energética e elétrica não sustentáveis.
Continue no site, conheça as soluções em energia solar que a CorSolar oferece e solicite seu orçamento!