Economia circular, como funciona?
Você já ouviu falar ou conhece alguém que pratica economia circular?
A economia circular não é somente uma tendência do momento, elaé um estilo de vida que vem ganhando mais espaço e está se tornando rotina na vida do brasileiro.
Neste artigo separamos um pouco mais de informação para que você se inspire e quem sabe mude alguns hábitos do seu dia a dia.
O QUE É ECONOMIA CIRCULAR?
Atualmente nosso mercado funciona da seguinte forma, produzimos os produtos a partir de recursos naturais, que em grande maioria está escasso, os produtos fabricados caem em desuso rapidamente, então, estes são descartados para que novos sejam comprados e, futuramente, descartados também, esse ciclo faz com que o nosso lixo aumente consideravelmente a cada ano.
Com a economia circular o foco é evitar esse desperdício, os produtos que antes eram descartados agora podem ser revendidos, reaproveitados ou trocados. A economia circular é uma solução para enfrentar desafios globais, como mudanças climáticas, perda de biodiversidade, desperdício, esgotamento de recursos finitos e poluição.
A limitação da vida útil programada dos produtos, resume-se em produzir itens já determinando o término da vida útil deles, produzindo assim resíduos que não recebem novas aplicações e aumentando o lixo exponencialmente. Em comparação com os países da América Latina, o Brasil é o campeão de produção de lixo, gerando cerca de 541 mil toneladas por dia, de acordo com dados fornecidos pela Organização das Nações Unidas.
CICLOS DOS MATERIAIS
Para entender melhor sobre o uso indevido dos materiais vamos usar como exemplo os materiais usados nas indústrias, imagine o processo produtivo de uma geladeira, todas as peças dos componentes são feitos de algum recurso natural, ferro, alumínio, plástico, a geladeira já é construída sabendo-se que terá um tempo de vida útil, e, ao fim deste, descartamos o aparelho e compramos outro.
Na economia circular todos os componentes seriam reprocessados e reintegrados à cadeia de produção como componentes ou materiais para a produção de outros produtos eletrônicos.
ENERGIA RENOVÁVEL
Como matérias-primas e produtos, o uso de energia renovável é uma parte importante da produção e uso de recursos de maneira circular, incluindo a forma como os componentes do sistema de energia renovável são projetados.
Como os sistemas de economia circular são alimentados por energia renovável, a energia também é usada na economia circular pelo maior tempo possível. Um exemplo recente é a iniciativa dos fabricantes de veículos elétricos de reaproveitar as baterias desativadas como sistemas de armazenamento de energia.
EXEMPLOS DE ECONOMIA CIRCULAR
Para ficar ainda mais claro vamos conhecer algumas empresas que adotaram a economia circular e trouxeram excelentes alternativas.
A CBPak teve a grande ideia de produzir embalagens biodegradáveis para alimentos, feitos de fécula de mandioca, estas embalagens podem ser descartadas tranquilamente no solo, já que servem como adubo.
Outro bom exemplo é a Nespresso, mundialmente conhecida por suas máquinas de café, a marca criou uma solução própria para reutilizar cápsulas de alumínio, o Centro de Reciclagem Nespresso. O alumínio é reciclado inúmeras vezes, e o pó de café é transformado em adubo.
Gostou de saber um pouco mais sobre economia circular? Se ficou com alguma dúvida, é só colocar nos comentários.
Aproveite para acessar nosso site e conhecer a energia solar e seus benefícios e veja como essa tecnologia pode ser aliada no combate ao desgaste do planeta.