Desempenho da energia solar: saiba o que influencia a eficiência do sistema
Para analisar a eficiência de um sistema solar fotovoltaico, alguns indicadores precisam ser aplicados. Um dos principais é o de desempenho. O índice de desempenho é calculado com base na relação entre a energia produzida pelo sistema e a que poderia ser produzida em condições ideais, conforme o que foi estimado para a instalação.
Mas por que é importante conferir esse índice e que fatores influenciam a eficiência desse tipo de sistema? Continue lendo e entenda.
Por que é importante analisar o desempenho da energia solar?
Na análise do desempenho da energia solar, é possível constatar se o sistema instalado está sendo tão eficiente quanto o esperado ou se existe algum problema, impedindo que entregue toda a capacidade.
Com isso, podem ser feitas as correções e as modificações necessárias no sistema, para que o desempenho seja satisfatório, e o cliente tenha um sistema solar fotovoltaico mais produtivo.
Fatores que influenciam a eficiência da energia solar
Quando se constata que a geração de energia solar não está sendo tão eficiente quanto poderia e deveria, é o momento de verificar o que está prejudicando o desempenho e o rendimento.
Alguns fatores que podem causar interferência são:
Incidência de radiação
A incidência de radiação sobre as placas solares pode ser um dos fatores que atrapalha o desempenho do sistema, se o posicionamento das placas não for o adequado para receberem o máximo possível de radiação.
Assim, contar com a melhor direção para posicionar as placas solares é indispensável. O desempenho da energia solar, no Brasil, é melhor quando o posicionamento é feito para o Norte.
Temperatura
Outro fator que pode contribuir para a redução de eficiência é a temperatura, pois o excesso de calor pode prejudicar o desempenho dos painéis solares. Nesse quesito, há a necessidade de escolher materiais de qualidade e que ajudem as placas solares a não acumularem calor excessivo.
Sombras
Sombras sobre os painéis solares prejudica o desempenho da geração de energia. Sendo assim, é mais um aspecto a ser considerado para evitar que a instalação ocorra em um local onde haja incidência de sombra ou mais propenso a queda de folhas, por exemplo, que já afeta o desempenho.
Manutenção
Mais um fator que interfere na eficiência é a manutenção. Se houver negligência nesse quesito, é muito provável que a performance do sistema seja afetada, o que vai impedir que ele trabalhe em sua potência máxima.
Existem diferentes tipos de manutenção, indicados para um momento diferente. Mesmo que não seja preciso uma manutenção técnica do sistema, a limpeza faz parte da manutenção e deve ser realizada periodicamente.
Como vimos, uma simples folha sobre os painéis pode interferir na geração de energia, assim como poeira acumulada e outras sujeiras a que os equipamentos ficam expostos diariamente. Portanto, a limpeza na manutenção é indispensável.
Como monitorar a performance da energia solar?
Entendendo a importância do desempenho da energia solar e conhecendo os principais fatores que interferem nisso, uma dúvida pode surgir: como monitorar a eficiência do sistema?
Existem sistemas de monitoramento e softwares que medem, em tempo real, a energia solar que está sendo gerada. Por meio desses sistemas, verifica-se quando o nível de geração não está adequado para identificar o problema e quais ações devem ser realizadas para retomar a potência máxima de geração.
Portanto, esse é um assunto bastante importante para quem tem um sistema de energia solar. Saber melhor o que interfere nesse indicador auxilia na busca pelas condições ideais de funcionamento do equipamento.
Conheça aqui no site as soluções em energia solar que a CorSolar oferece!