Cidade sustentável: um compromisso para a qualidade de vida
Até o final do século XX, o mundo não tinha a compreensão de que os recursos naturais eram finitos. Com isso, o avanço industrial desenfreado causou significativos problemas ambientais que hoje estão em evidência e precisam ser revertidos, para a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida. Uma das formas de isso acontecer é por meio do conceito de cidade sustentável, que engloba, dentre outros aspectos, a energia solar. Você já ouviu falar disso?
Entenda o que é cidade sustentável e como a energia sustentável pode ajudar nas cidades!
O que é uma cidade sustentável?
Cidade sustentável é aquela que promove o consumo e o crescimento sustentáveis. É também onde se aplicam políticas públicas sustentáveis para investimento na qualidade de vida dos habitantes e na preservação ambiental.
De nada adianta os centros urbanos se desenvolverem se, nesse percurso, compromete-se a qualidade de vida dos habitantes e devasta-se o meio ambiente. Afinal, todas as pessoas dependem de um meio ambiente sadio para a manutenção de uma boa vida.
Nesse conceito de cidade, o crescimento sustentável ocorre por meio de diversas diretrizes na gestão da cidade, garantindo que a administração aconteça com base em 3 principais pilares:
- Vitalidade cultural;
- Economia sustentável;
- Responsabilidade ambiental.
Qual é o principal objetivo de uma cidade sustentável?
O principal objetivo de uma cidade sustentável é garantir que as gerações futuras tenham um meio ambiente equilibrado e viável para suprir suas necessidades de subsistência.
Além disso, as gerações atuais não podem esgotar os recursos naturais e impedir que a humanidade siga seu curso no futuro. Inclusive, isso é previsto na Constituição Federal Brasileira, que dispõe que o meio ambiente deve ser preservado para as presentes e futuras gerações. Todas as pessoas têm direito ao meio ambiente equilibrado, bem como o Estado tem o dever de preservá-lo.
Assim, a gestão da cidade sustentável visa evitar um esgotamento ambiental. Infelizmente, é a tendência caso não se desenvolvam políticas públicas com o olhar no futuro.
Ações sustentáveis são essenciais nos centros urbanos, principalmente porque atualmente a maioria da população do mundo habita as cidades. Com isso, são a região central de desperdício de recursos naturais e poluição ambiental.
Energia solar e sustentabilidade: impactos
A sustentabilidade de uma cidade pode e deve ser obtida por meio de várias estratégias. Afinal, é preciso a união de vários elementos sustentáveis para alcançar o objetivo desse modelo de cidade.
A energia solar é um desses elementos, já que são utilizadas muitas fontes de energia não renováveis e que agravam problemas ambientais, como o aquecimento global, para o qual contribuem as fontes de energia que usam combustíveis fósseis, por exemplo.
Em contrapartida, a energia solar não causa impactos negativos ao meio ambiente, especialmente porque não emite gases poluentes e é totalmente renovável, visto que recorre a um elemento natural abundante: a luz solar.
Assim, os projetos de cidades sustentáveis que empregam a energia solar estão totalmente conforme a proposta e o objetivo do conceito. Inclusive, é importante desenvolver políticas públicas para que mais pessoas tenham acesso a esse tipo de energia nas cidades.
Benefícios da cidade sustentável
Preservação da água
Nas cidades sustentáveis, a água pluvial, aquela advinda da chuva, é aproveitada ao máximo para realizar limpeza urbana e ser utilizada pelas indústrias. Com isso, preserva-se a água fluvial, originada de rios e bacias hidrográficas.
Redução dos níveis de poluição
Diversas fontes de contaminação causam poluição ambiental, seja para a camada de ozônio, para o ar, água ou terra. Assim, alternativas não poluentes para o transporte público, para a produção de bens de consumo e geração de energia, por exemplo, são essenciais.
É o que acontece quando a fonte solar alimenta as cidades, reduzindo não apenas os impactos ambientais como também gerando economia.
Lazer
As cidades sustentáveis também possibilitam mais meios de lazer às populações atual e futura, preservando áreas verdes em praças públicas, por exemplo, e incentivando a cultura local.
Portanto, o conceito de cidade sustentável é de extrema importância para a qualidade de vida e implementada progressivamente em diversos países. Por isso, é importante entender o que é cidade sustentável e saber como pode ajudar não apenas as gerações presentes como as futuras, por meio de energia solar, reaproveitamento de água pluvial e muitos outros elementos.
Conheça a CorSolar e confira as soluções em energia solar que oferecemos!