Crédito de Carbono, o que é e como funciona.

Você sabe o que é crédito de carbono e qual sua finalidade?

Crédito de carbono permite que empresas, instituições e indivíduos compensem as suas emissões de gases causadores do efeito estufa com a compra de créditos gerados por projetos de redução de emissões ou de captura de carbono.

Continue a leitura que vamos explicar melhor.

O QUE É CRÉDITO DE CARBONO?

Em 1997 após estudos confirmarem o agravamento do efeito estufa, foi criado o protocolo de Kyoto, onde seria discutido ações a serem realizadas para que pudessem diminuir os impactos ambientais causados pela emissão de gases como dióxido de carbono (CO2), o metano e o óxido nitroso, responsáveis pelo GEEs.

Este acordo se fez necessário após diversos encontros para discutir sobe as causas e efeitos do efeito estufa e retrata o comprometimento das nações com as questões ambientais, principalmente relacionadas ao agravamento do efeito estufa.

O mundo presenciou uma nova fase da indústria e do modo produtivo, e por isso se viu necessária a existência desse tratado que está associado à preocupação mundial a respeito das alterações climáticas. Essas alterações estão diretamente relacionadas com o modelo de evolução adotado pelos países, dando início a uma nova era de consumo.

COMO FUNCIONA ESSE CRÉDITO?

Os créditos de carbono visam reduzir as emissões de gases que contribuem para o efeito estufa. Ao todo, um crédito de carbono é gerado para cada tonelada de carbono que deixa de ser emitida. Quando um país consegue cumprir suas metas de redução de emissões e deixa de emitir 1 tonelada de carbono, recebe um certificado do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

Quanto mais um país trabalhar para reduzir as emissões de poluentes, mais créditos poderá gerar, que poderão ser usados ​​como moeda nos acordos com outros países que não atingirem suas metas de redução de emissões.

COMO REDUZIR A EMISSÃO DE CARBONO

Como exemplo de estratégias eficientes que os países podem adotar para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, podemos citar:

  • Diminuição do desmatamento;
  • Criação de campanhas para incentivar o consumo consciente;
  • Incentivo para a utilização de fontes de energia renováveis, como a energia solar;
  • Incentivo a utilização de mobilidade urbana sustentável.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO CRÉDITO DE CARBONO

Para entender um pouco mais sobre o crédito, listamos aqui as vantagens e desvantagens desse negócio:

Vantagens

  • Os créditos de carbono representam a não emissão de quantidades significativas de carbono na atmosfera e, portanto, representam ações de proteção ao meio ambiente;
  • Esses créditos foram criados para ajudar os países que não conseguem reduzir suas emissões, portanto, é considerada uma maneira de alcançar as metas;
  • Os países hospedeiros (que são os que atingem as metas e possuem os créditos para venda) beneficiam-se com a realização das ações sustentáveis, visto que, mesmo com as dificuldades na implementação, o resultado beneficia a todos, e com o estímulo que a sua economia recebe quando vendem os créditos de carbono para outros países.

Desvantagens

  • Muitos especialistas e ambientalistas veem os créditos de carbono como uma alternativa nada vantajosa, pois consideram uma licença para continuar poluindo;
  • Por estimular muito a economia dos países, o mercado de carbono pode ser supervalorizado;
  • Com a supervalorização dos créditos de carbono pode haver aumento no custo, o que prejudicará a economia dos países em desenvolvimento, já que esses não detêm as tecnologias suficientes para implementar projetos que reduzam suas emissões. 

E diante de tudo isso, há uma certeza, a energia solar é uma grande aliada do meio ambiente e da economia dos países. Ter incentivos dos governantes para que isso seja uma realidade no mundo beneficia a todos.

Gostaram de conhecer um pouco mais sobre os créditos de carbono? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários que logo responderemos. E nos acompanhe no site e nas redes sociais, sempre tem novidades sobre energia solar e meio ambiente.

ABsolar sobre Aneel

A decisão da ANEEL ainda é insuficiente, afirme ABSOLAR

Blog - Sistema Híbrido

Inversores Híbridos: transformando o Setor Energético Global.

Usina Solar - Grandes Projetos

Solução Completa para Grandes Projetos Solares

Inversão de Fluxo

Inversão de Fluxo de Potência: sabia mais sobre ela e o que fazer caso aconteça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *