Energia solar no Agronegócio
O mercado Agro é um dos mercados com mais desafios no Brasil, isso porque é diretamente afetado pelas frequentes mudanças climáticas e, devido a seus processos serem sempre em grande escala, o custo de manutenção e produção é alto, por esse motivo a energia solar no agronegócio tem sido assunto atualmente.
Aqui queremos trazer um pouco sobre estes desafios e como a energia solar pode ajudar, continue a boa leitura.
PRINCIPAIS DESAFIOS DO AGRONEGÓCIO
No Brasil o agronegócio tem sido muito importante para a economia. Os desafios são grandes e muitos e embora o esforço seja considerável, requerer muita atenção.
Atualmente o produtor vive um cenário de restrição de terras, limitação como: água, fertilizantes e energia, e precisa lidar com uma mudança climática agressiva que impacta toda a estratégia de operações agrícolas.
A tecnologia tem sido uma das grandes parceiras do produtor rural, oferecendo soluções para questões importantes como: perdas de insumos e impactos ambientais. Deste modo, sistemas que ajudam na regulagem para uma aplicação mais assertiva de adubos ou sementes, por exemplo, favorecem os esforços do setor.
ENERGIA SOLAR NO AGRONEGÓCIO
O Brasil tem muita importância na agricultura mundial, tanto para o abastecimento do mercado interno quanto para a exportação. Deste modo, é preciso buscar formas de utilizar a energia solar fotovoltaica para ampliar a produção e a irrigação, essas são aplicações importantes para atingir esse objetivo.
O uso de energia solar no agronegócio vem ganhando importância, tanto pela economia quanto pela garantia de fornecimento de energia e aumento da produtividade. Isso ocorre porque a demanda por consumo de alimentos em todo o mundo só aumenta.
ONDE É UTILIZADA A ENERGIA SOLAR NO AGRONEGÓCIO?
Graças aos nossos recursos naturais, condições climáticas favoráveis, vasto território, entre outros, a agricultura é um dos motores mais importantes da economia brasileira. O setor agrícola é um grande usuário de energia elétrica e responde por uma parcela relevante dos custos de produção.
Como a maioria das propriedades rurais está localizada longe da infraestrutura urbana, às vezes os produtores rurais sofrem com a falta de atendimento ou com a inconsistência dos serviços prestados pelas concessionárias públicas. Por esses motivos, alguns produtores acabam recorrendo aos geradores a diesel.
Esses equipamentos atendem, por um lado, às necessidades do agronegócio, mas, por outro, são caros e poluidores. Diante disso, o uso da energia solar fotovoltaica é muito voltado para a solução desse problema.
APLICAÇÕES DA ENERGIA SOLAR NO CAMPO
Bombeamento de água
As bombas de distribuição são amplamente utilizadas para irrigação de plantações, saciar a sede do gado e até mesmo para consumo pessoal. As bombas de água movidas a energia solar parecem ser uma alternativa mais confiável aos geradores, já que não é necessário reabastecer e sua instalação também pode funcionar sem estar conectada à rede.
Cerca elétrica
Outra aplicação da energia solar nesta área é a eletrificação dos currais onde o gado é mantido. Esse tipo de uso não consome muita energia, portanto, é muito simples e fácil de instalar e requer poucos painéis fotovoltaicos para realizar a função.
secagem e armazenamento de grãos
Grãos como leguminosas, arroz, soja e trigo são alimentos que precisam passar por um processo de secagem para garantir um armazenamento mais durável e seguro. Para maior eficiência, um secador solar de grãos pode ser usado como fonte de calor. Desta forma, o ar da estufa é aquecido e levado para a sala de secagem.
POR QUE USAR ENERGIA SOLAR NO AGRONEGÓCIO?
Vários fatores contribuem para o uso da energia solar no agronegócio, sendo o mais atrativo o recurso econômico. Entretanto, isso não é tudo, pois a sustentabilidade também é uma grande vantagem competitiva para os produtores rurais.
A CorSolar possui uma área que cuida especificamente de usinas no campo e temos profissionais que podem te ajudar a elaborar um projeto que atenda sua necessidade de energia, melhorando a efetividade de suas atividades e contribuindo para um menor gasto com energia elétrica.
Quer saber mais? Envie sua dúvida pra gente e nos acompanhe no site e nas redes sociais.