Imagem de uma pessoa preenchendo uma proposta comercial.

Proposta comercial, como montar um orçamento de energia solar

Você tem dúvida quando está montando uma proposta comercial para seu cliente? 

Muitos profissionais ficam com dúvidas  na hora de montar uma proposta comercial que passe credibilidade e segurança para o cliente. Pensando nisso, neste artigo vamos te dar dicas para que consiga dimensionar sistemas fotovoltaicos e gere ótimas propostas. Aproveite a leitura!

O QUE É PROPOSTA COMERCIAL?

Uma proposta comercial é um documento importante que apresenta a solução que uma empresa oferece ao cliente, como a instalação de um sistema solar.

Uma proposta comercial solar é uma proposta de negócio que inclui o conhecimento dos custos envolvidos na instalação do sistema, bem como detalhes de como funciona a tecnologia e seus benefícios.

COMO MONTAR UMA PROPOSTA COMERCIAL?

Para elaborar uma proposta comercial solar, siga estas orientações: 

  • Faça uma proposta de negócio, é necessário obter informação dos clientes como consumo médio de eletricidade, área onde podem ser instalados painéis solares, tipo de telhado e orçamento disponível para investimento.
  •  Com base nas informações fornecidas, é necessário realizar um projeto que leve em consideração a quantidade de energia necessária para atender às necessidades do cliente. Vale lembrar que é importante escolher o equipamento certo e determinar a melhor localização para a instalação dos painéis solares.
  •  Determine as necessidades de energia de seu cliente antes de instalar um sistema solar, é importante avaliar suas necessidades de energia. Calcule seu consumo médio diário em kWh (quilowatts-hora) e multiplique pelo número de dias do mês. Esta informação irá ajudá-lo a escolher o tamanho certo do sistema fotovoltaico para suas necessidades.
  •  É importante que seja sempre muito transparente quando ao custo do projeto, é necessário calcular os custos envolvidos na instalação do sistema, como valor de painéis solares, inversores, cabos, mão de obra e outros materiais necessários. O custo de instalação irá variar de acordo com o tamanho do sistema, tipo de equipamentos escolhidos e local de instalação.
  •  Faça uma descrição detalhada da proposta, após o conhecimento dos custos, a proposta comercial deve ser elaborada, incluindo informações subordinadas sobre o projeto, a quantidade de energia que será gerada, os benefícios biológicos e ambientais do sistema, formas de pagamento e garantias fornecidas pela empresa. 
  •  Na elaboração de um orçamento solar é importante ter em conta a qualidade dos materiais utilizados, a experiência da equipa responsável pela instalação e a possibilidade de dar garantias aos clientes. Além disso, é importante destacar os benefícios da tecnologia, como economia na conta de luz, valorização de imóveis e redução na emissão de gases de efeito estufa.
  •  Escolha o tipo de sistema fotovoltaico. Existem basicamente dois tipos de sistemas solares fotovoltaicos: conectados à rede e fora da rede. Os sistemas vinculados à rede conectam-se ao poste de energia da concessionária, permitindo que forneça o excesso de energia gerada de volta à rede. Os sistemas off-grid, por outro lado, são independentes da rede e são ideais para locais remotos ou locais sem acesso à rede. 
  • Escolha bem o equipamento, o sistema de energia solar é composto por painéis solares, inversor, controlador de carga (sistema off-grid), cabos e baterias (sistema off-grid). É imprescindível escolher equipamentos de alta eficiência e com boa garantia.
  • Verifique os incentivos e financiamentos disponíveis: Em muitos países, existem incentivos fiscais para instalação de sistemas de energia solar, como créditos tributários e isenções de impostos. Além disso, alguns bancos oferecem financiamentos específicos para esse tipo de investimento.
  • Calcule o retorno sobre o investimento, o ROI é a medida que determina se o investimento em energia solar é viável para o seu negócio. Calcule o tempo necessário para recuperar o valor investido e compare com outras formas de investimento disponíveis.
  • Trabalhe sempre com clareza, fale com a concessionária de energia sobre a homologação, ajuste o quanto antes os itens obrigatórios e informe o cliente quanto ao prazo da Concessionária. Quanto trabalhamos com informações e dados verdadeiros o cliente se sente mais seguro e entende que pode confiar em você.
  • Estude as tecnologias e novidades do mercado. Frequentemente chega inovação no mercado solar e essas tecnologias podem ajudar a resolver questões decisivas como sombreamento e potência do sistema. Como é o caso do otimizador de energia que pode aumentar a geração em até 40%.

Com esses passos, você conseguirá montar sua proposta comercial para o sistema de energia solar do seu cliente para que ele  entenda e possa aproveitar os benefícios dessa fonte de energia.

Gostaram dessas dicas? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários que logo responderemos. E nos acompanhe no nosso site e nas nossas redes sociais. Lá sempre tem novidades sobre energia solar e meio ambiente.

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