Impactos econômicos da energia solar: benefícios
A energia solar tem tido destaque, internacional e nacionalmente, em razão de constituir uma fonte limpa de energia e, consequentemente, contribuir para um mundo mais sustentável. Porém, os impactos econômicos da energia solar também geram muitos benefícios e contribuem para o desenvolvimento econômico.
Entenda os impactos da energia solar na economia e como pode representar uma economia para o seu bolso!
O IMPACTO ECONÔMICO DA ENERGIA SOLAR
Os impactos econômicos da energia solar são muitos, no Brasil e no mundo. Por exemplo, em um dos períodos recentes de maior dificuldade humanitária e econômica, a pandemia da Covid-19, o setor de energia solar gerou quase 4 milhões de empregos no planeta e cerca de 90 mil apenas no Brasil.
Na próxima década, o setor solar brasileiro deve representar um investimento de quase 90 bilhões de reais em geração de energia solar, em projetos de geração distribuída, como de fachadas e telhados.
Além disso, os impactos econômicos da energia solar também podem ser observados na redução do custo energético em todo o país, mesmo para aquelas pessoas que não têm um sistema fotovoltaico instalado em casa. Isso impacta positivamente a economia.
Nesse sentido, a expectativa é de que haja uma redução de quase 6% na conta de energia elétrica geral até o ano de 2031, em razão da energia solar.
CRESCIMENTO POSITIVO DA ENERGIA SOLAR NA ECONOMIA BRASILEIRA
O impacto da energia solar no Brasil vem se desenvolvendo em larga escala. Os países estão aderindo às fontes de energia renováveis para frear as mudanças climáticas, e isso também tem acontecido com maior latência no Brasil.
Nos últimos anos, o aumento da energia solar no Brasil é significativo. O país encerrou 2022 em 8º lugar no ranking de países com mais energia solar instalada acumulada.
Desde 2012, o setor de energia solar já conseguiu trazer para o país quase 75 bilhões de reais em novos investimentos. Além disso, gerou mais de 420 mil empregos e conseguiu arrecadar mais de 20 bilhões de reais para os cofres públicos.
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) destaca a energia solar como alavanca para o desenvolvimento social, econômico e ambiental.
Além de ser uma matriz de energia limpa e sustentável, a energia solar tem grande potencial de aplicação em conjuntos habitacionais de interesse social, escolas, hospitais e diversas outras áreas, ajudando a diminuir as desigualdades e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Portanto, o crescimento da indústria tem sido enorme, principalmente na última década, o que reflete direta e positivamente na economia brasileira.
CRÉDITOS DE CARBONO
Além das energias renováveis, o Brasil conta com outro trunfo importante no combate às mudanças climáticas: um mercado de créditos de carbono. Com sua vasta abrangência territorial e recursos naturais, o país tem a oportunidade de se tornar um líder global na oferta de créditos de carbono.
Esses créditos representam reduções nas emissões de gases de efeito estufa por meio de projetos de conservação, reflorestamento, energia renovável e eficiência energética.
INVESTIR EM ENERGIA SOLAR GARANTE ECONOMIA PARA SEU BOLSO
Assim como a economia nacional é beneficiada e há expectativa de o setor de energia solar conseguir reduzir a conta de luz até 2031, quem instala um sistema fotovoltaico já consegue constatar a economia no bolso logo de cara.
Quem gera sua própria energia por meio do sol, consegue abastecer toda a residência, ou parte dela, com a energia solar. Consequentemente, a conta de luz tem uma redução substancial e imediata.
Já no primeiro mês de uso do sistema, o consumidor consegue notar a diferença na conta de luz. Esse é um dos principais fatores que motivam a instalação de novos sistemas, todos os dias, no Brasil.
Ainda, antes mesmo de instalar o sistema, é possível saber quanto de economia o consumidor terá, por uma ferramenta chamada calculadora solar.
Por meio da calculadora solar, é possível estimar a potência necessária para abastecer a residência ou empresa. Esse cálculo é relevante no desenvolvimento de um projeto de energia solar acessível, que atenda às necessidades energéticas do consumidor. Com isso, também é possível calcular a economia que o sistema representará na conta de luz do imóvel.
Portanto, como detalhamos, os impactos econômicos da energia solar são muitos, gerando benefícios a todos, especialmente para quem tem um sistema de geração de energia solar em casa.
Navegue pelo site da CorSolar e confira na nossa calculadora solar quanto você pode economizar!