Controlador de carga solar: importância e para que serve
Um sistema de energia solar é composto de vários componentes: dos painéis solares, da estrutura e das baterias, nos casos de sistemas off-grid. Outro elemento que faz parte desse tipo de mecanismo de geração de energia solar é o controlador de carga solar.
Em outros conteúdos, já tratamos de alguns dos principais elementos do sistema fotovoltaico. Hoje, você saberá mais sobre o controlador: o que é, como funciona o controlador de carga solar, importância e os tipos mais comuns existentes.
Acompanhe.
O que é um controlador de carga solar?
O controlador de carga é um componente existente no sistema off-grid de energia solar, que faz com que as baterias estacionárias usadas nesse tipo de sistema tenham uma vida útil mais longa, ao criar uma proteção contra descargas súbitas ou sobrecargas.
Além disso, o controlador também influencia positivamente o armazenamento do excedente de energia, tornando o sistema mais eficiente e reduzindo as perdas energéticas.
Qual é a função do controlador de carga solar?
Enquanto elemento protetor das baterias, o controlador de carga solar produz uma corrente de alimentação que é maior do que a descarga do sistema, mantendo as baterias sempre em funcionamento.
Outra função é a de compensação dos diferentes fluxos de energia. Quando a bateria está sendo utilizada e recebendo carga ao mesmo tempo, ocorrem fluxos diferentes, e o controlador atua justamente para compensá-los.
Além disso, evita acidentes e superaquecimentos, pois o controlador de carga efetua uma medição, tanto da pressão quanto da temperatura do sistema, evitando danos.
Como o controlador de carga funciona?
Para que o controlador de carga execute todas as atribuições mencionadas até aqui, atua como uma espécie de intermediador entre a bateria e os painéis solares.
Com isso, consegue gerenciar os dados de funcionamento do sistema e faz uma otimização do armazenamento de energia.
Tipos de controladores de carga solar
Existem vários tipos de controladores, indicados para um determinado tipo de projeto, conforme as necessidades.
Controladores paralelos
Os paralelos desviam a corrente existente nos módulos para uma carga dissipativa. Isso possibilita que o acumulador permaneça em um nível máximo de carga.
Porém, são mais indicados para sistemas de energia solar de pequeno porte, pois provocam aquecimento, reduzindo a capacidade de atuação.
Controladores em série
Dependendo da tensão na qual a bateria se encontra, o controlador de carga solar em série interrompe a corrente que chega até a bateria.
No entanto, diferentemente do modelo anterior, não provoca aquecimento, de modo que se pode utilizar nos sistemas de grande porte.
Controladores MPPT
O Ponto Rastreador de Potência Máxima (MPPT) aproveita a máxima potência das placas solares e trabalha para otimizar a corrente e reduzir a tensão.
Controladores PWM
Esse controlador é o de Modelação por Largura de Pulso. Para garantir que a bateria esteja sempre carregada no nível máximo, cria pulsos de tensão de frequência alta.
Ao contrário do tipo mencionado do MPPT, o PWM é um controlador que restringe a tensão oriunda das placas solares para o envio às baterias.
Nesse sentido, tem uma eficiência menor, por não utilizar todo o potencial energético gerado no sistema, mas, em compensação, o custo é menor do que o modelo MPPT.
Dessa forma, como visto ao longo dos tópicos neste conteúdo, os controladores de carga solar são elementos de significativa importância para os sistemas off-grid, e a escolha pelo melhor depende das necessidades e dos objetivos de cada projeto.
Explore o site da CorSolar e confira as soluções oferecidas em energia solar!