Entenda como fica sua conta de luz com energia solar
Uma das maiores dúvidas dos brasileiros quanto a conta de energia com a geração pelo sistema fotovoltaico. Algumas delas são: Como são cobrados os impostos? Como é calculado o consumo e geração de energia?Como é utilizado o crédito de energia?
Neste post explicaremos de forma detalhada quais são as mudanças e como entender sua fatura. Aproveite a leitura.
COMO FICA A CONTA DE LUZ?
A conta de luz com energia solar pode ser significativamente reduzida, dependendo do tamanho e eficiência do sistema solar instalado e do consumo de energia da sua casa ou empresa.
Com um sistema de energia solar fotovoltaica, a eletricidade é gerada a partir da luz do sol e alimenta sua casa ou empresa durante o dia. Qualquer excesso de energia gerado é armazenado em baterias ou enviado de volta à rede elétrica por meio de um medidor bidirecional, o que pode gerar créditos para você.
Durante a noite ou em dias nublados, quando o sistema solar não está gerando energia suficiente, a energia é fornecida pela rede elétrica. Em geral, quanto maior a eficiência do seu sistema de energia solar e menor o seu consumo de energia, maior será a redução na sua conta de luz.
No entanto, os créditos que você gerou anteriormente durante o dia, quando o sistema solar estava gerando mais energia do que o necessário, podem ser usados para compensar o uso da rede elétrica durante a noite ou em dias nublados.
Em alguns casos, é possível até mesmo gerar créditos de energia que podem ser usados para reduzir a conta de energia de mais de um imóvel.
COMO MEDIR GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR?
A geração de energia solar pode ser calculada utilizando uma série de fatores, incluindo a quantidade de luz solar disponível, o tamanho do sistema de energia solar e a eficiência dos painéis solares.
Para calcular a geração de energia solar de um sistema, siga os seguintes passos:
- Verifique a capacidade nominal dos painéis solares: A capacidade nominal é a quantidade máxima de energia que um painel solar pode gerar sob condições ideais de luz solar. Essa informação geralmente é fornecida pelo fabricante do painel solar e é expressa em watts-pico (Wp).
- Calcule a produção diária de energia: Multiplique a capacidade nominal do painel solar pelo número de horas de sol pleno por dia.
- A radiação solar pode variar de acordo com a localização e a estação do ano, então é importante usar dados específicos para a região onde o sistema será instalado. Por exemplo, se um painel solar de 300 Wp é instalado em uma região com 5 horas de sol pleno por dia, a produção diária de energia será de 1.500 watt-hora (Wh) por dia (300 W x 5 h).
- Calcule a produção mensal de energia: Some a produção diária de energia ao longo de um mês. Lembre-se de que a produção de energia solar pode variar de acordo com as condições climáticas, então é importante levar em conta as médias históricas de irradiação solar.
- Calcule a produção anual de energia: Some a produção mensal de energia ao longo de um ano, levando em conta a eficiência do sistema.
- Considere a eficiência do sistema, que inclui perdas causadas por fatores como a reflexão da luz solar, a resistência elétrica dos cabos e inversores, e a temperatura ambiente. É comum usar um fator de perda de 15% a 20% para estimar a eficiência do sistema.
Vale considerar que, esses cálculos são apenas uma estimativa da geração de energia solar, e que a produção real pode variar de acordo com diversos fatores.
Além disso, a geração de energia solar pode ser influenciada por fatores externos, como o clima, a poluição atmosférica e a nebulosidade.
ENTENDA SUA CONTA DE LUZ
Em sua conta de luz convencional, é possível encontrar informações sobre o consumo e geração de energia, quando se tem um sistema de energia solar, essas informações aparecem em uma parte específica da conta, que pode estar como “Demonstrativo de Consumo” ou “Resumo de Fatura”.
Se o seu sistema de energia solar gerou mais energia do que você consumiu durante o período de medição, você pode ter créditos de energia solar em sua conta. Esses créditos podem ser usados para reduzir o valor da próxima conta de luz, ou usado em outro imóvel desde que seja administrado pela mesma concessionária de energia e esteja no mesmo CPF ou CNPJ.
Lembre-se de que a forma como as informações são apresentadas em sua conta de luz pode variar de acordo com a empresa de energia elétrica. Se tiver dúvidas sobre como ler a sua conta de luz, mande aqui nos comentários ou chame a gente pelo whatsapp.
COMO FICA A COBRANÇA DE IMPOSTO?
No Brasil, a produção de energia solar é isenta de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e PIS/Cofins (Programa de Integração Social/Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) para micro e minigeradores de energia solar que utilizam o sistema de compensação de energia elétrica.
Além dos impostos, os proprietários de sistemas de energia solar pagam tarifas para se conectar à rede elétrica e para receber créditos de energia solar. Essas taxas variam de acordo com a região e a empresa de energia elétrica local. Esse valor pode ser consultado na TUSD, que hoje já aparece em sua conta de luz.
É sempre recomendável verificar as leis e regulamentações relacionadas à produção de energia solar em sua região, a CorSolar é especialista em geração de energia solar e poderá te ajudar a entender quais impostos e taxas podem ser aplicáveis ao seu caso específico.