Qual o melhor projeto de energia solar para seu imóvel?
Ter um projeto de energia solar é um investimento que precisa ser bem planejado, organizado e estudado, assim poderá garantir que terá o resultado esperado, mas, como saber se decidiu pela melhor opção?
Neste texto queremos te mostrar mais sobre as opções de instalação de um sistema gerador de energia solar, assim você poderá ter mais certeza na hora de fechar seu negócio.
Confira a seguir e fique por dentro de tudo!
QUAL SEU TIPO DE CONSUMO?
Antes de falarmos sobre os principais modelos de instalação, vamos entender melhor sobre seu padrão de consumo.
Existem diferentes critérios criados pela Aneel para determinar como será a compensação de crédito de cada consumidor, então, dependendo de seu consumo de energia, poderá ser considerado grupo A (alta tensão) e grupo B (baixa tensão).
Vamos explicar melhor como isso funciona.
CONSUMIDORES A E B
Os consumidores do grupo B são atendidos em baixa tensão, abaixo de 2,3 kV, como é o caso dos comerciantes e clientes residenciais, para esse público a compensação de crédito de energia se dá com base na tarifa da distribuidora, sem considerar o horário.
Já para os consumidores do grupo A, os que recebem energia elétrica em alta tensão (igual ou superior a 2,3 kV), o consumo é afetado pelas tarifas em horário de pico, que é quando a tarifa de energia é mais cara, então, a compensação de energia é feita somente na parcela da energia consumida, pagando sempre pela demanda contratada, independentemente da quantidade de energia gerada.
Resumindo, de acordo com as regras da Aneel, consumidores A e B são cobrados de formas diferentes, os que consomem energia em baixa tensão, gerando toda a energia consumida no imóvel, pagam apenas a taxa de disponibilidade do acesso à rede, enquanto os consumidores de alta tensão, mesmo gerando mais energia do que consumiu, pagam pela demanda contratada.
TIPOS DE ESTRUTURA
Agora que entendemos melhor sobre as diferenças de consumo de energia no Brasil, vamos falar sobre as diferentes possibilidades para seu projeto de energia solar.
CARPORT
O carport solar é uma solução onde o proprietário pode ter um estacionamento coberto, protegendo os veículos do sol e chuva, e gerar energia para uma residência, empresa, condomínio ou indústria, ideal para quem quer gerar energia solar, mas não dispõe de espaço para a instalação de um projeto de energia solar.
Esse modelo de estrutura para produção de energia solar é uma solução inteligente para estacionamentos, que resolve duas necessidades: a proteção de veículos e a geração de energia. Essa é uma opção sustentável que ajuda a diminuir os custos com a conta de luz, e contribui para a preservação do meio ambiente.
SOLO
Ao decidir investir em uma usina de energia solar, é importante escolher a melhor opção para a estrutura dos painéis solares. As principais são Tracker (rastreadores) e as estruturas fixas. Vamos falar um pouco mais sobre elas:
Tracker
Com um sistema de energia solar feito com rastreadores solares a geração de energia pode ser mais efetiva, visto que há aumento da exposição direta aos raios solares.
Para que a produção de energia seja ainda maior, o mais recomendável é que essa estrutura seja utilizada em instalações com potência acima de 300 kWp, e colocados em regiões com boa incidência solar.
Estrutura fixa
As estruturas fixas é uma opção com custo muito menor em comparação com as estruturas com rastreadores, o que as torna essa opção mais acessível para empresas ou proprietários que querem investir em energia solar.
Estas estruturas são sistemas de montagem de painéis solares que são fixados ao solo, permitindo que os equipamentos fiquem seguros contra fortes ventos e tempestades.
Outro ponto é que são mais duráveis e exigem menos manutenção, porém, as estruturas fixas têm uma geração de energia menor se comparado com os trackers, o que pode contar na decisão de compra.
TELHADO
Outra forma de instalação de seu projeto de energia solar é no telhado do imóvel, seja ele de laje, telha de fibrocimento, telha metálica ou telha de barro e cerâmica.
É importante que saiba que os painéis fotovoltaicos são fixados nas estruturas do telhado por meio uma estrutura de fixação, que pode variar de acordo com cada tipo de telhado.
Para garantir maior eficiência de seu projeto de energia solar, as placas fotovoltaicas devem ser instaladas com a face para o norte, e é recomendável evitar que haja possíveis sombras devido à árvores, construções ao redor ou postes.
Gostou deste post e gostaria de saber mais sobre o sistema de energia solar? Então, entre em contato pelo nosso site, e nos acompanhem nas redes sociais.