Ilustração mostrando os equipamentos: Microinversor, Otimizador de energia e String box.

Conheça melhor os componentes de um sistema de energia solar eficiente

Quando solicitamos o orçamento de um sistema de energia solar normalmente priorizamos apenas 2 itens, custo e economia na conta de luz, mas e os componentes desse sistema, será que não fazem diferença?

É importante que você conheça a função de todos os equipamentos, qual seu papel na geração de energia e até que ponto vale investir mais em um equipamento que ajudará a deixar seu sistema de energia solar mais eficiente.

Neste post queremos contar um pouco mais sobre cada um deles para que você faça a escolha certa na hora de montar seu projeto de energia solar.

Confira o post que preparamos sobre o assunto.

INVERSOR

O inversor solar é, basicamente, o equipamento que converte a corrente contínua dos módulos FV em corrente alternada. Isso significa que ele transforma o tipo de corrente elétrica gerada nos painéis solares em uma forma na qual ela pode, efetivamente, ser utilizada pelos seus equipamentos elétricos ou armazenados em baterias.

O inversor pode ter ou não a string box (equipamento de proteção do sistema, falaremos disso nos próximos tópicos), e deve ser instalado em local protegido da radiação direta do sol.

MÓDULO FOTOVOLTAICO

O módulo fotovoltaico faz parte de um sistema de geração de energia solar. O papel dele é captar a radiação solar.

A placa de energia solar fotovoltaica – também conhecida por painel solar fotovoltaico ou módulo fotovoltaico – é o equipamento que, dentro de um sistema de energia solar fotovoltaico, vai captar a luz do Sol para transformá-la em energia elétrica.

CABOS DE ENERGIA

Cabo fotovoltaico é um cabo com características específicas que garantem a segurança e eficiência de seu sistema de energia solar. São feitos de cobre estanhado, que garante melhor condução da energia, e proteção UV devido a exposição à radiação.

Na Cordeiro os cabos são fabricados com tecnologia adequada para que as instalações elétricas durem o maior tempo possível na condição de ficar exposto ao tempo, sem essa proteção os cabos podem ficar danificados com o tempo.

Além disso, os cabos solares possuem uma isolação de um composto termofixo com baixa emissão de fumaça, que suporta até 1,8KV de tensão CC, para assegurar que não haja comprometimento do sistema.

STRING BOX

A string box é o componente de proteção do sistema fotovoltaico. É um equipamento que fica conectado ao inversor e, caso haja uma sobrecarga de energia, evita que todo o sistema seja danificado.

Hoje temos no mercado alguns inversores que já possuem uma string box instalada, porém, é seguro que sempre use uma string separada do inversor, evitando assim a necessidade de troca do inversor no caso de algum componente atuar.

Outro ponto importante é que a string box deve ser instalada próxima ao inversor, porém, caso a distância entre o painel solar e o inversor for superior a 10 metros, é aconselhável instalar uma string box a mais.

OTIMIZADOR DE ENERGIA

Os otimizadores são dispositivos usados para melhorar o desempenho de seu sistema em casos de sombreamento. Tecnicamente, esses dispositivos são potencializadores que rastreiam o ponto de máxima potência do painel solar.

Quando um sistema de energia solar é instalado em um imóvel, é considerada a perda por sombreamento, mas digamos que não havia nenhuma interferência próximo quando o sistema foi instalado, e agora há uma pequena parte do painel solar que está com sombreamento, o otimizador pode ser instalado nesse painel, evitando que este sofra perdas na produção de energia.

MICROINVERSOR

O microinversor solar é um equipamento cada vez mais comum em sistemas de energia solar, principalmente em locais onde não há como evitar o sombreamento, sua função é, assim como o Inversor string, transformar a energia gerada pelo painel solar em energia adequada ao uso na residência, empresa ou indústria.

Quando o local de instalação possui muito sombreamento a produção de energia pode ser prejudicada, já que o inversor string precisa fazer uma compensação entre os outros painéis solares, diminuindo a geração de todos. As entradas do Microinversor trabalham de forma mais independente, pode ser colocado em apenas um módulo por entrada. 

Logo, caso haja sombreamento em uma parte do painel, isso não irá interferir na potência dos demais. Se no projeto houver a necessidade em optar por um microinversor, não precisa instalar o inversor string.

A CorSolar faz todo o estudo do local de instalação e garante que você terá o sistema que precisa, sem contratempos. 

Se quiser saber mais sobre esses produtos e outras novidades sobre energia solar, acesse nosso site e nos siga em nossas redes sociais.

ABsolar sobre Aneel

A decisão da ANEEL ainda é insuficiente, afirme ABSOLAR

Blog - Sistema Híbrido

Inversores Híbridos: transformando o Setor Energético Global.

Usina Solar - Grandes Projetos

Solução Completa para Grandes Projetos Solares

Inversão de Fluxo

Inversão de Fluxo de Potência: sabia mais sobre ela e o que fazer caso aconteça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *