Otimizador de energia: como trazer mais potência para seu projeto?
Você conhece esse o otimizador de energia usado nas instalações fotovoltaicas?
Esse aparelho apesar de pequeno, tem uma grande funcionalidade e pode acabar com os problemas de perda em seu sistema gerador de energia solar.
Otimizadores de energia tornam os sistemas fotovoltaicos mais seguros, eliminando o risco de arco elétrico e incêndio.
Continue a leitura que falaremos mais sobre esse ótimo recurso.
POR QUE USAR UM OTIMIZADOR DE ENERGIA?
Quantas vezes já se deparou com situações de perdas em um sistema fotovoltaico por sombreamento? Ou quantos projetos já trabalharam em que os módulos fotovoltaicos teriam que ficar em inclinações diferentes ou orientações pelo mesmo motivo?
Essas são as situações mais rotineiras em que o engenheiro responsável pelo dimensionamento do sistema fotovoltaico tem a difícil missão de propor caminhos para reduzir essas perdas durante o processo de geração de energia.
O OBJETIVO DO OTIMIZADOR DE ENERGIA
O otimizador de energia para sistemas fotovoltaicos é um dispositivo onde a principal função é reduzir perdas em um sistema fotovoltaico.
Hoje no mercado temos 2 caminhos para resolver essas perdas e ambos envolvem o uso de arquiteturas fotovoltaicas modulares com os dispositivos MLPE (module-level power electronics).
Nesse tipo de estrutura estão os microinversores, que hoje já são bem conhecidos no mercado, e os otimizadores de potência, que falaremos mais neste post para que você perceba o quão valioso esse equipamento pode ser sem seu projeto.
VANTAGENS DOS OTIMIZADORES DE ENERGIA
Aqui está uma lista de vantagens que os otimizadores oferecem e as possibilidades de uso em uma instalação fotovoltaica:
• Painéis de diferentes potências na mesma cadeia;
• Painéis solares com diferentes ângulos e orientações na mesma cadeia;
• Elimina completamente o risco de arco e incêndio;
• Reduzir o impacto das sombras nos módulos fotovoltaicos;
- MPPT (Maximum Power Point Tracking – Rastreamento de Potência Máxima Personalizado) para cada módulo;
- Strings com diferentes números de painéis no mesmo inversor;
- Opção de monitorar individualmente a energia produzida pelos módulos fotovoltaicos;
- A tensão de circuito aberto é reduzida quando o sistema é desligado, resultando em maior segurança.
Sistemas fotovoltaicos com otimizadores de potência têm como vantagens, o aumento de eficiência proporcionado pela localização do ponto de máxima potência por módulo, além disso, há facilidade de manutenção devido à possibilidade de isolar o módulo fotovoltaico defeituoso do sistema e ainda a possibilidade de utilizar módulos de marcas e características diferentes.
Em relação às vantagens acima, vale destacar uma característica importante dos sistemas fotovoltaicos com otimizadores: a eliminação do risco de arco elétrico, problema muito comum em sistemas fotovoltaicos convencionais.
O otimizador possui um sistema de desligamento automático quando um arco é detectado, tornando o sistema fotovoltaico completamente seguro contra os efeitos do fogo.
O objetivo deste artigo é mostrar as vantagens do otimizador, não só no que diz respeito à otimização da geração de energia, mas também em termos de segurança.
Se analisarmos principalmente os aspectos de segurança das instalações elétricas fotovoltaicas, os otimizadores tornam-se uma boa escolha para qualquer tipo de sistema fotovoltaico, pois eliminam o risco de arco e incêndio.
Ter um sistema gerador de energia solar eficiente é uma opção muito valiosa para seu imóvel e para a natureza e na CorSolar somos especialistas nesse assunto, então acesse nosso site e conheça mais.