Você sabe o que é Zero Grid?
A CorSolar vai responder para você!
O Zero Grid é uma solução integrada ao sistema conectado à rede (on-grid), permitindo aos usuários o controle de energia gerada sem a necessidade de injetar o excedente na rede elétrica. Essa solução opera por meio de um medidor de energia inteligente que envia dados de consumo ao inversor. Dessa forma, o inversor fotovoltaico ajusta sua potência conforme a demanda da unidade consumidora, evitando a exportação de energia para a distribuidora.
Aplicação do sistema Zero Grid
As soluções Zero Grid são versáteis e podem ser utilizadas em configurações tanto on-grid quanto híbridas, contanto que estejam em conformidade com as normas técnicas e regulamentações em vigor. Essa solução torna-se particularmente relevante em situações em que a concessionária local não autoriza a injeção de energia na rede, sendo ideal para cenários nos quais há simultaneidade entre consumo e potência fotovoltaica disponível, conforme gráfico abaixo:
Zero Grid é a solução para casos de inversão de Fluxo de Potência?
A resposta é sim, em casos de inversão do fluxo de potência na rede elétrica, que pode ocorrer quando a geração distribuída supera a demanda local. Essa situação pode causar problemas técnicos e operacionais para a distribuidora, como sobrecarga, instabilidade e perda de qualidade da energia fornecida. Com o sistema Zero Grid, é possível evitar essa inversão do fluxo de potência, pois o sistema fotovoltaico só gera a energia necessária para atender ao consumo da unidade consumidora, sem exportar o excedente para a rede elétrica.
Homologação
Os sistemas fotovoltaicos que implementam o zero grid não estão isentos de aprovação pelas distribuidoras de energia elétrica. Isso ocorre porque esses sistemas necessitam da referência da rede elétrica para operar em sincronia com ela e devem cumprir a função de anti-ilhamento e desconexão da rede em casos de anormalidades na qualidade de fornecimento de energia elétrica. Há uma previsão normativa que permite à distribuidora de energia elétrica interromper o fornecimento de energia em casos de instalação de geração não autorizada, se o paralelismo contínuo da rede com o gerador do consumidor causar problemas técnicos e de segurança para a rede e outros consumidores.
A exigência de aprovação não se limita apenas aos sistemas fotovoltaicos conectados à rede, com ou sem armazenamento de energia. Qualquer central geradora pertencente a um consumidor que opere em paralelo com a rede de distribuição deve ter seu projeto submetido e aprovado pela distribuidora. As diretrizes, requisitos e procedimentos para a conexão de uma central geradora de energia ao sistema elétrico podem ser encontrados nos documentos específicos de cada distribuidora.
Escrito por: Ítalo Abreu
Revisão: Nabí Queiroz