Custo de energia solar: o que você precisa saber
O aumento na conta de luz dos brasileiros está cada vez mais caro, atrapalhando o planejamento financeiro dos consumidores. isso torna ainda mais viável o custo de energia solar.
Todos os meses, a fatura chega com uma surpresa ruim para. os consumidores, que acabam tendo que se privar do conforto e da praticidade de banhos um pouco mais demorados e uso do ar-condicionado e aquecedores, por exemplo.
Para ajudar a resolver esse problema, muitas pessoas e, até mesmo empresas, estão optando pela geração de energia solar com. Sistemas solar próprios, que tornam uma grande redução na fatura de conta de luz, são altamente duráveis, possibilitam um retorno sobre o. Investimento em pouco tempo e ainda contribuem para a preservação do meio ambiente.
Continue a leitura para saber mais informações sobre o custo de energia solar!
Cenário do custo de energia solar
Para a geração de energia por meio da fonte solar, é preciso adquirir os equipamentos do sistema fotovoltaico e arcar. Com os custos de instalação e manutenção.
O investimento pode até ser considerado alto, já que os valores do sistema não ficam abaixo dos R$ 10 mil. A boa notícia é que, cada vez mais, esse investimento vem sendo reduzido com a popularização da geração de energia solar.
Para se ter uma ideia, os sistemas solares custavam praticamente 100 vezes mais do que há apenas 4 décadas. O acesso a esse tipo de sistema e os financiamentos permitem que a instalação, especialmente residencial, dos equipamentos seja mais acessível a todos.
Quais fatores contribuem para o custo de energia solar?
Veja agora quais foram os responsáveis pela redução exponencial do custo de energia solar:
Parcelamento
O parcelamento se tornou uma das principais formas de adquirir um sistema de geração de energia solar. Hoje existem diversas opções no mercado, com parcelamento em 3, 5 e até mais anos.
Com o financiamento, as pessoas podem adquirir o sistema e a instalação e, ainda assim, ter um rápido retorno sobre o investimento, já que a vida útil dos equipamentos é de aproximadamente 25 anos.
Acesso
Hoje o Brasil conta com mais de 18 mil sistemas de energia solar, conforme dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
A aceitação é tanta que 72% das pessoas entrevistadas em uma pesquisa do Datafolha confirmaram que fariam esse tipo de serviço para suas casas ou empresas.
Com isso, o custo da energia solar tende a cair, uma vez que a procura está cada vez mais alta e os modelos existentes de produtos cada vez mais diversos e presentes para o público. Aumentando o número de pessoas com condições de instalarem em suas residências um kit de energia solar fotovoltaica.
Preço dos equipamentos
O preço dos equipamentos também vem diminuindo ao longo do tempo. Isso se dá pelo volume dos insumos utilizados na fabricação dos componentes dos sistemas solares, como o cobre, índio, gálio, silício e cádmio, por exemplo.
Além disso, com o avanço da tecnologia ligada à geração de energia solar, produtos como módulos, inversores e cabos ficam mais baratos, tornando o custo total do sistema bem mais em conta.
Gostou do conteúdo e deseja saber mais sobre as nossas soluções em energia solar? Então continue navegando pelo site da CorSolar!
https://www.mozillka.org/