Sustentabilidade para o setor de energia – a grande aposta do século XXI

Sustentabilidade para o setor de energia – a grande aposta do século XXI

Um dos grandes desafios do setor de energia é estar de acordo com a sustentabilidade, uma vez que, além das vantagens econômicas, há a questão do combate ao aquecimento global e a crescente necessidade da busca por fontes alternativas de energia.

Diante deste cenário, o Brasil se destaca por apresentar 42,3% de sua matriz energética como fontes renováveis, com uma estimativa de elevar para 85% em 2021, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. Em países industrializados, esse tipo de fonte corresponde a apenas 13% da energia produzida, enquanto nações em desenvolvimento apresentam apenas 6%. Por conta disso, o governo brasileiro, por meio do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2020, assumiu que, em prol do crescimento econômico do país, a sustentabilidade é a chave para a expansão de atividades de geração de energia elétrica.

A estratégia para isto se baseia principalmente nas negociações internacionais sobre mudanças climáticas, já discutidas na COP-15, que instituiu a Política Nacional sobre Mudança do Clima. Quanto a isto, estabeleceu-se a meta de redução de até 38,9% das emissões de gases de efeito estufa, projetadas para 2020. De acordo com a PDE, para alcançar este objetivo será preciso aumentar a eficiência energética no incremento do parque instalado de hidroeletricidade e fontes alternativas de energia elétrica – incluindo as PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas), além de avaliar áreas de expansão da cana necessárias para o aumento do volume de biocombustíveis e diminuição dos combustíveis fósseis.

As apostas são grandes: a Eletrobras está disposta a vender 59 projetos de geração eólica, atraindo interesse da Shell, que investirá um total de US$ 1,5 bilhão nos próximos anos. O governo federal, em 2015 já havia lançado o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), com o objetivo de que, até 2030, o Brasil gere energia equivalente a metade da hidrelétrica de Itaipu – cerca de 48 milhões de megawatts-hora, por meio de painéis solares instalados em casas, prédios públicos e empresas.

Confira: O que é energia solar

Blog - Sistema Híbrido

Inversores Híbridos: transformando o Setor Energético Global.

Usina Solar - Grandes Projetos

Solução Completa para Grandes Projetos Solares

Inversão de Fluxo

Inversão de Fluxo de Potência: sabia mais sobre ela e o que fazer caso aconteça.

Sistema Híbrido

Entenda mais sobre Sistemas Híbridos Fotovoltaicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *