Representação de projeto e homologação de energia solar.

Como funciona o projeto e a homologação de energia solar

Primeiramente, o projeto e homologação energia solar são necessários para que o seu sistema fotovoltaico seja seguro e apropriado para o uso.

Além disso, é uma etapa fundamental para que seja possível receber créditos energéticos da sua distribuidora de energia local.

Para garantir que o seu sistema fotovoltaico esteja em conformidade com as normas e regulamentações estabelecidas, continue a leitura e conheça todas as etapas envolvidas no processo de homologação de energia solar.

Como funciona a homologação de energia solar

O projeto e homologação energia solar é uma etapa muito importante para que você possa concluir o objetivo de possuir seu próprio sistema fotovoltaico.

A homologação de sistemas solares é um procedimento em que a sua distribuidora de energia elétrica local fiscaliza o seu sistema fotovoltaico.

Essa fiscalização é necessária, pois há uma série de especificações estabelecidas por normas de segurança que precisam ser seguidas.

Assim, quem regulamenta a homologação é a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), utilizando a Resolução Normativa n.º 687/2015, que revisa a Resolução Normativa n.º 482/2012.

A NR, que é válida desde 2016, permite o uso de qualquer fonte renovável (como a fonte solar) e as denomina de microgeração distribuída.

Portanto, chamamos de microgeração a central que gera energia e possui até 75 quilowatts (kW) de potência instalada. 

Dessa forma, no caso de a potência instalada ultrapassar os 75 kW até 5 MW, ou 3 MW para fontes hídricas, essa central é chamada de minigeração distribuída.

Etapas da homologação de energia solar

Confira abaixo algumas das principais etapas de como homologar a energia solar.

  • Solicitar a conexão;
  • Análise do projeto pela distribuidora de energia;
  • Instalação do sistema solar fotovoltaico;
  • Solicitação da vistoria técnica;
  • Realização da vistoria técnica;
  • Envio de relatório e ajustes de pendências;
  • Homologação do uso do sistema de energia solar.

Documentação importante

Para que seja possível realizar a homologação de um sistema solar fotovoltaico, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Certificado de conformidade do inversor solar instalado no projeto ou o número de registro da concessão do INMETRO;
  • Lista de todas as unidades consumidoras (imóveis que recebem energia elétrica) que participam do sistema de compensação;
  • Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do responsável técnico pelo projeto elétrico e pela instalação do sistema de microgeração;
  • Formulário de solicitação de acesso para micro e minigeração distribuída.

A importância de homologar o sistema de energia solar

Primeiramente, homologar o sistema de energia fotovoltaica é importante para garantir a segurança elétrica da unidade consumidora.

Além de tornar o imóvel mais seguro após a instalação, o sistema também protege os técnicos que vão instalá-lo e que farão a manutenção.

Outro ponto importante é que somente após a homologação é possível reverter a energia excedente créditos energéticos.

Então, eles possibilitam que a sua energia gerada seja “emprestada” para a distribuidora, gerando créditos, que podem ser utilizados para abater a conta de energia, sendo preciso usar a rede local, como durante a noite ou em dias em que não há sol.

A CorSolar é uma empresa do Grupo Melo Cordeiro, que está no mercado há mais de 40 anos. Ela oferece todas as soluções necessárias para você adquirir seu próprio sistema de energia solar. Entre em contato para saber mais!

Blog - Sistema Híbrido

Inversores Híbridos: transformando o Setor Energético Global.

Usina Solar - Grandes Projetos

Solução Completa para Grandes Projetos Solares

Inversão de Fluxo

Inversão de Fluxo de Potência: sabia mais sobre ela e o que fazer caso aconteça.

Sistema Híbrido

Entenda mais sobre Sistemas Híbridos Fotovoltaicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *