Energia solar na agricultura e pecuária
A agricultura e pecuária brasileira são tidas como vilãs do meio ambiente e, esse é um dos motivos pelos quais precisamos mudar alguns processos para ser mais sustentável.
Sabemos da necessidade em manter este mercado visto que é responsável pela alimentação do brasileiro, no entanto, é possível melhorar os processos e manter a eficiência diminuindo os impactos ambientais?
Sim, e nesta publicação traremos mais informações sobre o assunto, continue a leitura.
PECUÁRIA E O MEIO AMBIENTE
A Pecuária ganhou essa fama devido a forma como o gado é cultivado, causando desmatamento de florestas nativas para formação de pastos, e para dar espaços às plantações de grãos como a soja, que serve de alimento para estes animais.
Outro ponto importante, que leva a produção de carne e leite e ser responsável por parte do desequilíbrio ambiental, é a emissão de metano produzido pelo processo digestivo do boi, que aumenta a emissão de gases do efeito estufa.
PECUÁRIA NO MERCADO
O Brasil é uma potência mundial no mercado de carne bovina, segundo a ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), somos líderes no ranking de países exportadores. De janeiro a julho de 2022 foram 1,064 milhão de toneladas e US $7,409 bilhões em receita, respectivamente 17,7% e 45,5% a mais sobre o mesmo período de 2021.
Para conseguirem atingir esses números o produtor precisa buscar na maioria das vezes procedimentos que são condenáveis do ponto de vista da sustentabilidade, visto que todo esse resultado exige muito esforço. Embora parte dos apontamentos referente a estas práticas venham de mercados concorrentes, não há como não associar o avanço da pecuária ao desmatamento no Brasil.
De acordo com dados do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), em 2021 a floresta amazônica perdeu 10.362 km2 de mata nativa, o que equivale a 29% a mais do que em 2020. Na maioria das áreas onde antes havia árvores, hoje há pasto.
O IMPACTO DA AGRICULTURA
A agricultura é outro grande mercado que move a economia do Brasil, Entretanto para que suas atividades sejam executadas há práticas que não são bem-vistas devido ao uso excessivo de recursos naturais. Para que a agricultura possa ser considerada sustentável precisam garantir a capacidade de suprir as necessidades da cadeia de produção e qualidade sem agredir o meio ambiente.
Logo, praticar a sustentabilidade no agronegócio é aumentar a produção de alimentos e melhorar a segurança, adotando práticas responsáveis e que respeitam o meio ambiente. O desenvolvimento da agricultura sustentável consiste na utilização de energia solar para gerar energia elétrica para alimentar equipamentos agrícolas, máquinas, e auxiliar no funcionamento do bombeamento de água para irrigar plantações.
O PAPEL DA ENERGIA SOLAR NA AGRICULTURA E PECUÁRIA
A energia solar na agricultura e pecuária ganha cada vez mais importância em todo o mundo, já que ela ajuda a diminuir os impactos de suas atividades no meio ambiente. Ela reduz os efeitos das mudanças climáticas, tem baixo custo de produção e é sustentável.
Para que o produtor consiga produzir sua própria energia é necessário ter uma área livre para a instalação do sistema de energia solar, essa área pode ser em um telhado ou no solo, desde que não haja nenhuma construção que cause sombreamento nos módulos.
Na CorSolar você conta com especialistas que podem te ajudar a desenvolver o melhor projeto que atenda sua necessidade e traga economia e sustentabilidade a seus negócios.
Quer saber mais, acesse o site da CorSolar ou procure um de nossos especialistas.