Painel solar, como é feita a classificação Tier 1?
O mercado de energia solar está em constante crescimento e com isso chegam muitas marcas e modelos diferentes de painel solar fotovoltaico.
É importante que todos entendam estes produtos antes de instalar um sistema em seu imóvel ou iniciar suas atividades nesse mercado. Confira o que preparamos sobre o assunto!
O QUE É UM PAINEL SOLAR TIER 1?
No que diz respeito aos painéis fotovoltaicos, a classificação Tier 1 refere-se à qualidade dos fabricantes de painéis solares e são amplamente utilizadas na indústria fotovoltaica.
A classificação Tier 1 é atribuída pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF). A finalidade é fornecer dados, análises e outras informações relevantes para ajudar os melhores fabricantes a serem identificados por suas boas práticas de fabricação e gestão.
QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA CLASSIFICAÇÃO
A classificação Tier 1 é usada para avaliar a confiabilidade e a qualidade dos fabricantes de painel solar. Para ser classificado como Tier 1, um fabricante deve atender a certos critérios de qualidade, como uma taxa de falha inferior a 2%, operar globalmente, ter pelo menos 5 anos de história de fabricação de painéis solares e investir em pesquisa e desenvolvimento.
Além do mais, a classificação Tier 1 é usada por bancos e investidores para avaliar a confiabilidade e a qualidade dos projetos de energia solar que estão sendo financiados. A presença de fabricantes de painéis solares Tier 1 é vista como uma indicação de confiabilidade e de qualidade do projeto como um todo.
O QUE SIGNIFICA TER UM PAINEL SOLAR COM ESSA CLASSIFICAÇÃO?
Para serem classificadas como Tier 1, as empresas devem atender a critérios rigorosos em termos de qualidade, rastreabilidade e estabilidade financeira.
Trabalhar com painel solar Tier 1 é importante porque esses módulos são fabricados por empresas consideradas as mais confiáveis e financeiramente estáveis do setor solar.
Algumas das vantagens de trabalhar com módulos fotovoltaicos Tier 1 são:
• Qualidade e desempenho: Módulos Tier 1 são fabricados com materiais de alta qualidade e passam por rigorosos testes de qualidade antes de serem lançados no mercado. Como resultado, eles tendem a ter um desempenho mais consistente e confiável em comparação com módulos de fabricantes menos conhecidos.
• Garantia de desempenho: Os fabricantes de módulos Tier 1 geralmente oferecem garantias de desempenho mais longas e abrangentes, o que proporciona maior tranquilidade ao comprador.
• Suporte técnico: Os fabricantes de módulos Tier 1 costumam oferecer um suporte técnico mais abrangente e confiável para seus clientes, o que é importante para projetos de grande porte ou complexos.
• Estabilidade financeira: Empresas Tier 1 tendem a ser mais financeiramente estáveis e terem uma presença global, o que as torna menos propensas a falências ou descontinuidades de produtos. Isso pode ser especialmente importante para projetos de longo prazo ou para empresas que desejam garantir o fornecimento de módulos no futuro.
Para resumir, trabalhar com painel solar fotovoltaicos Tier 1 oferece maior tranquilidade e segurança para o comprador em termos de garantias, qualidade, desempenho, estabilidade financeira e suporte técnico. Essas são vantagens importantes para projetos de grande porte, investimentos de longo prazo e para garantir a credibilidade do sistema solar.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o painel solar? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui seu comentário para que possamos trazer conteúdos cada vez mais relevantes ao mercado.
Siga a gente nas redes sociais e confira as novidades do site.
A classificação Tier 1 da Bloomberg New Energy Finance não avalia qualidade dos módulos.
Olá Sergio, essa certificação foi criada para destacar os fabricantes com boa reputação e que honram seus compromissos financeiros e comerciais, logo, se a qualidade e eficiência dos módulos não são bons, esses pontos não seriam atingidos.